Em negocios / grandes-empresas

Uber apresenta drone elétrico de passageiros que voa a 240 km/h

A nova aposta da companhia é totalmente livre de emissão de CO2 e pode carregar até quatro passageiros; Embraer está entre os parceiros da iniciativa

eVTOL
(Divulgação )

SÃO PAULO – A companhia de ride hailing Uber apresentou seu modelo de drone elétrico de transporte de passageiros. O anúncio foi feito com um primeiro protótipo em tamanho real nessa terça feira (11durante a Uber Elevate Summit 2019, uma conferência organizada pela própria Uber com líderes de tecnologia, da indústria e dos transportes do mundo inteiro para apresentar os futuros planos da empresa, em Washington. 

O design da aeronave é uma espécie de híbrido entre helicóptero e avião e foi projetado graças a uma parceria entre a empresa e 5 fabricantes de veículos, entre eles a EmbraerX, uma aceleradora subsidiária de inovação disruptiva da Embraer S.A. O plano é de ter um modelo no ar em 2023. 

Eu o chamo de aeronave-composta, já que o queremos é pegar o melhor dos dois mundos nos quesitos velocidade e estabilidade durante voo”, disse Mark Moore, o chefe de engenharia da Uber Elevate.

Ele pode decolar e pousar em um heliponto pequeno, assim como um helicóptero normal, mas com uma velocidade bem maior, de até 240km/h afirma Martin Peryea, diretor executivo de engenharia da Jaunt Air. 

Isso significa que o drone é capaz de atravessar uma distância de 40km em poucos minutos e sem gastar uma gota de combustível fóssil, sendo mais rápido e bem mais sustentável ecologicamente do que os helicópteros que cortam os céus de São Paulo diariamente, por exemplo. 

“Esses veículos, nossos drones, não podem ter apenas uma missão econômica; eles devem ser sustentáveis”, enfatiza Eric Allison, o cientista aeroespacial responsável pela Elevate da Uber. “Sinto que eles [drones] tem uma responsabilidade na comunidade. Acredito que isso significa que ele deve ser movido a bateria e fazer o menos de barulho possível.” 

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta gratuita na XP.

 

Tudo sobre:  Uber  

Contato