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Frederico Trajano manda carta a Netshoes em contra-ataque a Centauro

O presidente do Magazine Luiz disse que a proposta da Centauro pela Netshoes "foi feita de forma oportunista, com o potencial objetivo de prejudicar a transação"

Frederico Trajano
(Reprodução)

Frederico Trajano chamou para si a defesa da proposta feita pelo Magazine Luiza pela Netshoes, depois de a Centauro lançar uma oferta rival dois dias atrás.

Presidente do Magazine Luiza, Trajano enviou uma carta ao conselho de administração da Netshoes na noite de sexta-feira afirmando que a proposta da Centauro "foi feita de forma oportunista, com o potencial objetivo de prejudicar a transação", segundo uma cópia do documento obtida pela Bloomberg.

Magazine Luiza e Netshoes não comentam. A Centauro não respondeu a um pedido de comentários feito fora do horário comercial.

Na quinta-feira, a Centauro fez proposta pela Netshoes de US$ 2,80 por ação, avaliando a empresa em US$ 87 milhões e fazendo as ações dispararem. O preço é cerca de 40% superior ao que o Magazine Luiza concordou em pagar pela empresa em 29 de abril -- proposta que já conta com sinal verde do Cade e tem o apoio de 47,9% dos acionistas da Netshoes, segundo um documento regulatório.

Atualização: na noite de domingo, o Magazine Luiza elevou sua oferta pela Netshoes para US$ 93 milhões, o equivalente a US$ 3 por ação. 

Os acionistas da Netshoes vão se reunir em 30 de maio para revisar a proposta do Magazine Luiza e a empresa de Trajano pode apresentar novos termos até lá, mas nenhuma decisão sobre isso foi tomada ainda, segundo uma pessoa familiarizada com as negociações.

Na carta, Trajano argumenta que a proposta do Magazine Luiza vem com um cronograma mais previsível para o fechamento do negócio, que poderia ser feito até junho, um fator importante dado "a delicada situação financeira da Netshoes". Em março de 2019, a Netshoes tinha aproximadamente R$ 120 milhões em pagamentos atrasados de fornecedores e despesas, de acordo com seu balanço.

Em contraste, a oferta da Centauro pode levar mais tempo para ser analisada pelo regulador, uma vez que ambas as empresas vendem produtos similares on-line, como roupas e artigos esportivos, escreveu Trajano. O Magazine Luiza não atua nesse segmento. Trajano também incluiu na carta uma análise de seu assessor jurídico, o Lefosse Advogados, sobre as possíveis barreiras antitruste da proposta da Centauro.

"O Magazine Luiza acredita que o Conselho da Netshoes deveria considerar as implicações de proceder com uma proposta que deverá tomar um período de tempo maior para o fechamento e permanece incerta devido ao maior risco regulatório," disse Trajano na carta.

Na sexta-feira, a Netshoes divulgou um comunicado em que afirma ter recebido uma proposta não solicitada da Centauro e que seu conselho vai revisá-la cuidadosamente, sem ter ainda uma decisão sobre qual proposta é superior. No entanto, reafirmou sua recomendação para aceitação da atual transação com o Magazine Luiza.

Quando anunciou sua proposta, a Centauro disse que estava comprometida em fazer um acordo com a Netshoes com termos "substancialmente similares" aos do Magazine Luiza.

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