Em negocios / grandes-empresas

Exclusivo: presidente da Amazon no Brasil dá lições sobre inovação e carreira

Alex Szapiro contou ainda como a empresa planeja o lançamento de produtos e serviços e disse o que mais valoriza na hora de contratar 

SÃO PAULO - Quando a Amazon começou a funcionar no Brasil – em 2012, vendendo livros digitais --, a expectativa (ou o temor, dependendo de quem fizesse a análise) era que fosse mudar, completa e rapidamente, o varejo brasileiro. Em vez disso, a empresa tem seguido uma estratégia mais lenta de expansão, embora contínua.

Em entrevista exclusiva ao InfoMoney, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, diz que está tudo dentro do planejado. Segundo ele, a empresa só faz lançamentos quando considera que está tudo 100% pronto. “Algumas empresas estão no modelo de velocidade e rapidez: lançam e vão ajustando com o tempo. Nós preferimos ir com calma e, quando sentimos que estamos prontos, lançamos o produto”, disse ele.

Szapiro também contou como foi o início de sua carreira – ele se formou em marketing, mas quase não trabalhou na área – e o que leva em conta na hora de contratar. Para ele, ainda que a formação técnica seja importante, as “soft skills” são fundamentais. Entre as principais, ele cita curiosidade, sentimento de dono, vontade de aprender e capacidade para trabalharem meio à diversidade. Em resumo: “A pessoa precisa estar preparada para a vida”, diz.

Vale a pena conferir o vídeo que o executivo cita na entrevista, que traz Jeff Bezos, fundador da Amazon, dizendo como vê o “Day 2” da empresa.

A entrevista com Alex Szapiro faz parte da série de vídeos A Nova Geração de CEOs, baseada num livro de mesmo título, que o InfoMoney começa a publicar a partir de hoje. 

Invista melhor o seu dinheiro: abra uma conta  gratuita na XP.

 

Contato