Em negocios / grandes-empresas

Amazon inicia obras de aeroporto com investimento de US$ 1,5 bilhão

A empresa planeja assumir um maior controle de seu processo de entrega e quer se tornar menos dependente de transportadoras, como a FedEx    

Amazon Prime Air
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A gigante do e-commerce Amazon iniciou a construção de seu aeroporto de cargas com um investimento de US$ 1,5 bilhão. O novo empreendimento está localizado na cidade de Cincinnati, em Ohio, EUA. 

O espaço da construção foi alugado por 50 anos pela Amazon em 2017 e tem cerca de 3,6 km2: tamanho semelhante ao dos hubs globais das principais companhias aéreas de carga, segundo informações do Business Insider. 

Durante evento para o início dos trabalhos que erguerão o aeroporto, em um momento bem-humorado, o CEO da varejista online, Jeff Bezos, ergueu a primeira pilha de terra da construção com uma empilhadeira. 

O objetivo do hub é realizar o transporte de cargas. A empresa planeja assumir um maior controle de seu processo de entregas e quer se tornar menos dependente de transportadoras, como a FedEx, Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS, espécie de Correios dos EUA) ou a United Parcel Service (UPS) para cortar custos e acelerar os prazos.

Recentemente, a Amazon anunciou que pretende oferecer o prazo de um dia para entregas de produtos a todos os membros do Amazon Prime. 

Se por um lado essa medida de entrega super rápida é ótima para os clientes, especialistas acreditam que pode ser um tiro no pé justamente pela pressão do curto prazo.

O analista Brian Nowak, do Morgan Stanley, disse em relatório que a própria Amazon poderia se prejudicar – ou financeiramente ou pela impossibilidade de cumprir com o que prometeu. 

Mas com um sistema de logística próprio, incluindo um aeroporto à sua disposição, esse cenário muda e pode colocar a Amazon bem à frente das concorrentes. 

"Esse centro vai nos permitir levar os pacotes para os clientes mais rápido. Vamos passar para um dia de entrega, e esse centro será uma grande parte disso", disse Bezos no Twitter. 

Invista seu dinheiro para realizar seus sonhos. Abra uma conta na XP - é de graça. 

O empreendimento será inaugurado em 2021 e deve oferecer 2 mil novos empregos no aeroporto. A princípio o aeroporto poderá acomodar 100 aviões.  

Veja o tuíte de Bezos:

 

Contato