Em negocios / grandes-empresas

Facebook coletou agendas de contatos de 1,5 milhão de usuários "sem querer"

Durante o cadastro de novos usuários, a plataforma solicitava que fosse inserida a senha do email pessoal utilizado e, então, importava a agenda

Facebook
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O Facebook admitiu ao Business Insider nesta quarta-feira (17) ter coletado as listas de contatos dos emails de mais de 1,5 milhão de usuários - sem que eles soubessem. Segundo a rede social, essa coleta acontecia de forma “não intencional” desde maio de 2016.

O caso começou a receber atenção quando, em março deste ano, um usuário publicou no Twitter que o Facebook estava pedindo para que as pessoas que tentassem se cadastrar na plataforma informassem a senha de seu e-mail pessoal.

Isso seria uma maneira de confirmar a identidade mas, para o usuário, era uma ideia “horrível” do ponto de vista de segurança de informação.

No entanto, de acordo com o Business Insider, ao inserir a senha do e-mail, aparecia uma mensagem automática na qual a rede social informava estar “importando” as listas de contatos, sem pedir autorização do detentor daquele e-mail.

As listas de contatos teriam sido utilizadas para atualizar os sistemas do Facebook e melhorar a segmentação de anúncios, conexões e recomendações de amigos.

Um porta-voz da rede social esclareceu que antigamente o recurso era de fato utilizado para verificar a conta de um usuário e fazer o upload de seus contatos, caso ele autorizasse.

No entanto, em maio de 2016, forma de verificação de identidade foi alterada e, assim, o texto que dava aos usuários a opção de fazer ou não o upload de seus contatos foi excluído - mas a coleta continuou acontecendo. Apesar disso, o porta-voz disse que o conteúdo de nenhum e-mail foi acessado.

O número total de pessoas cujas informações de contato foram obtidas de maneira inadequada pelo Facebook não foi revelado, mas estima-se que chegue a dezenas ou centenas de milhões. Isso acontece porque cada um dos 1,5 milhão de usuários pode ter centenas de contatos diferentes em suas listas de e-mail. 

O recurso de verificação de senha foi retirado da plataforma e, segundo o Facebook, as informações que foram coletadas ao longo dos anos estão sendo excluídas de seus bancos de dados. Aqueles que tiveram os emails afetados devem receber uma notificação nos próximos dias.

Invista seu dinheiro na maior corretora independente do Brasil. Abra uma conta gratuita na XP!

 

Contato