Em negocios / grandes-empresas

iPhones 5G estão mais próximos após acordo entre Apple e Qualcomm

A disputa judicial entre as duas empresas acontecia desde 2017 e, para analistas, atrasava a Apple na corrida pela tecnologia 5G

iPhone XR
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A Apple firmou na última terça-feira (16) um acordo legal com a fabricante de chips Qualcomm. A disputa judicial entre as duas empresas acontecia pelos royalties e patentes de tecnologia dos chips modem premium produzidos pela empresa chinesa.

Para analistas de Wall Street, o conflito entre as duas empresas atrasava a implementação da tecnologia 5G nos iPhones. Agora, o caminho está aberto para o lançamento de celulares mais rápidos.

O acordo estabeleceu que a Apple pagasse um valor não divulgado à chinesa. 

Após a divulgação da notícia, a Intel, fabricante de chips que havia sido escolhida para fornecer modems aos futuros iPhones da empresa, anunciou que estava saindo do mercado de modems 5G. Segundo o CEO Bob Swan, “tornou-se evidente que não há um caminho claro para a lucratividade e retornos positivos”. Agora, a fabricante irá concentrar seus esforços de 5G sem fio em infraestrutura de rede, e não em smartphones.

A Intel era uma personagem importante no conflito entre Apple e Qualcomm. Quando o iPhone 7 foi lançado, em 2016, as duas fabricantes de chips tinham contratos com a fabricante do iPhone.

No ano seguinte, a Apple alegou que valores por royalties cobrados pela Qualcomm eram abusivos. Já a chinesa acusou sua cliente de usar seus produtos sem pagar devidamente e de compartilhar segredos e patentes com a rival Intel.

Em entrevista ao portal Nikkei Asian Review, uma fonte próxima ao acordo disse que a Apple deve voltar a comprar os chips da Qualcomm ainda neste ano, mas que iPhones com tecnologia 5G provavelmente só serão lançados em 2020.

Às 11h15 desta quarta-feira (17), as ações da Apple valorizavam cerca de 0,77%, as da Intel subiam 2,43%, enquanto as da Qualcomm disparavam de mais de 12%.

Quer investir o seu dinheiro e comprar a nova geração de iPhones? Abra uma conta gratuita na XP!

 

Contato