Em negocios / grandes-empresas

Amazon vai cometer falhas multibilionárias, alerta Jeff Bezos

Para o empresário, é normal que à medida que a empresa cresça, os fracassos cresçam em uma escala ainda maior

Jeff Bezos_Amazon_Bloomberg
(Bloomberg)

SÃO PAULO - Em sua carta anual aos acionistas, publicada nesta quinta-feira (11), o CEO da Amazon alertou que a empresa irá experimentar alguns fracassos multibilionários.

“A Amazon está no caminho certa para uma empresa de nosso tamanho. Se tivermos falhas multibilionárias, iremos trabalhar duro para torná-las boas apostas, mas nem todas as apostas poderão ser pagas”, escreveu Jeff Bezos.

Para o empresário, é normal que à medida que a empresa cresça, os fracassos cresçam em maior escala. 

Como exemplo, Bezos relembra a criação do smartphone Amazon Fire, que teve sua produção interrompida em 2015 e resultou em uma baixa de US$ 170 milhões para a empresa. “Foi um fracasso, mas fomos capazes de levar os aprendizados e construir a [assistente virtual] Alexa e o [speaker] Echo.”

O CEO ainda acrescenta que “não poderíamos prever com certeza como seriam estes programas, muito menos se teriam sucesso, mas eles foram feitos com intuição e coração, e alimentados com otimismo”.

Desde 1997, a carta de Bezos aos acionistas é publicada anualmente e, com certa frequência, atua como vislumbre dos planos de longo prazo da Amazon. No último ano, o foco foi em crescimento de vendedores terceirizados, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

A Amazon também pretende aumentar seu alcance em novos setores, como saúde e robótica. Na carta, Bezos fala que a empresa deve “imaginar o impossível”, mas também fala que nem tudo pode dar certo e que alguns prejuízos serão inevitáveis.

O documento também aborda as novas lojas físicas Amazon Go, que foram lançadas em 2016 nos Estados Unidos e permitem que os consumidores entrem, peguem os produtos e saiam, sem enfrentar filas de pagamento. Segundo o CEO, foi preciso uma equipe grande e muitas tentativas para tornar isto possível, mas a resposta vem dos clientes, que tem descrito a experiência de comprar nos estabelecimentos como “mágica”.

Invista seu dinheiro e aumente suas economias. Abra uma conta na XP - é grátis!

 

Contato