Em negocios / grandes-empresas

Uber busca valor de mercado de US$ 90 bilhões com IPO

A Uber planeja disponibilizar publicamente o seu registro de IPO junto à SEC no final desta semana   

Uber
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A Uber informou que vai buscar um valor de mercado entre US$ 90 bilhões e US$ 100 bilhões para seu IPO (abertura de capital), influenciada pelo desempenho das ações da rival Lyft, que foi avaliada em US$ 24,3 bilhões na abertura de capital em março. As informações são de fontes ouvidas pelo Business Insider.

Segundo o site, a empresa pretende movimentar US$ 10 bilhões em ações no IPO, que pode ser o maior do ano. A maioria das ações vendidas seria emitida pela empresa, e uma parcela menor virá de atuais investidores.

A Uber planeja disponibilizar publicamente o seu registro de IPO junto à Securities and Exchange Commission dos EUA (SEC, a CVM norte-americana) no final desta semana. 

Então, poderá dar início ao roadshow com investidores na semana de 29 de abril,a fim de precificar seu IPO. A ideia é começar a negociar as ações na Bolsa de Valores de Nova York no início de maio. 

A oferta será coordenada pelo Morgan Stanley e bancos como Goldman Sachs e Bank of America.

Anteriormente, alguns bancos de investimento já tinham dito à Uber que o valuation da empresa poderia chegar a US$ 120 bilhões.

Segundo o site, as fontes, que pediram para não serem identificadas, alertaram que tudo não passa de planos que podem sofrer alterações. A Uber se recusou a comentar sobre o assunto.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonho. Abra uma conta na XP - é de graça. 

Como muitas novatas com forte crescimento, a Uber priorizou a expansão em detrimento do lucro. A empresa teve prejuízo de US$ 1,8 bilhão em 2018, queda de 15% em relação a 2017. O rápido IPO da Lyft pode ter aumentado as despesas do Uber, com as duas empresas trocando disparos em uma guerra de preços.

Pode ser que potenciais investidores não fiquem intimidados pelas perdas da Uber. A Lyft teve prejuízo de US$ 911 milhões no ano passado, e ainda assim investidores avaliaram a empresa em bilhões de dólares acima de seu último preço como empresa privada.

Como a Lyft, a Uber fará de tudo para criar uma narrativa convincente de que está transformando o mundo.

*Com Bloomberg 

 

Contato