Em negocios / grandes-empresas

Ab-Inbev anuncia mudanças no conselho; brasileiros Sicupira e Behring saem

Olivier Goudet será substituído por Martin Barrington, ex-CEO e chairman da Altria, na presidência do board  

Carlos Alberto Sicupira
(Reprodução/Vídeo)

SÃO PAULO – A Anheuser-Busch Inbev (Ab-Inbev) anunciou na última terça-feira (19) algumas mudanças em seu conselho de administração, em meio a crise do negócio que vem derrubando as ações.

A primeira mudança é a saída de Olivier Goudet, que já havia sido antecipada. Em seu lugar como presidente do board entra Barrington, ex-CEO e chairman da Altria (ex-Philip Morris).

Também deixarão seus assentos Stéfan Descheemaeker e os brasileiros Alexandre Behring, CEO da 3G Capital, e Carlos Alberto (Beto) Sicupira. Beto deixa o conselho para dar lugar à sua filha, Cecília Sicupira, por ter atingido a idade máxima de 70 anos. Cecília também está nos conselhos da Ambev e das Lojas Americanas.

Os outros assentos vagos serão ocupados pelo brasileiro Claudio Garcia, que entrou no grupo como estagiário e tem nele uma carreira de 30 anos, e Sabine Chalmers, VP do BT Group (antiga British Telecom) e já trabalhou na ABI anteriormente.

Já para o lugar deixado por Barrington, que deixou de ser conselheiro independente ao mover-se para a presidência do board, foi indicado o fundador e presidente da ASL Automobile Science and Technology, Xiaozhi Liu.

Crises

Já não é segredo que a cervejaria passa por uma crise e sofre pressão de seus acionistas. De acordo com reportagem do Financial Times, a saída de Behring seria uma resposta a acionistas que pedem distanciamento em relação à gestora 3G Capital.

Vale lembrar que a gestora é controladora da Kraft Heinz, que passa por um momento ainda mais conturbado que o da ABI, incluindo resultados fracos e uma investigação pela SEC.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato