Em negocios / grandes-empresas

Trump barra todos os voos com o Boeing 737 Max nos EUA

O país estava firme na manutenção das frotas utilizando o modelo envolvido em acidente no último domingo  

Donald Trump
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O presidente dos EUA Donald Trump barrou nesta quarta-feira (13) todos os voos utilizando aviões do modelo Boeing 737 Max 8 no país, revertendo decisão anterior do governo local favorável à empresa norte-americana.

“Vamos emitir uma ordem emergencial de proibição para manter no chão todos os voos do 737 Max 8 e 737 Max 9 e aviões associados a essa linha”, disse o presidente a repórteres, de acordo com o CNN.

Trump disse ter falado com os órgãos de aviação nacionalmente e que há acordo sobre o mérito. “Qualquer avião em viagem deve ir ao seu destino e depois será ‘groundeado’ até segunda ordem”, disse.

A decisão segue o acidente aéreo envolvendo uma aeronave do modelo operada pela Ethiopian Airlines no último domingo (11). Foi o segundo acidente com o mesmo modelo, que já recebeu pelo menos 5 reclamações formais de pilotos sobre seu sistema de bordo. 

A decisão fez com que as ações da Boeing, que viam estabilidade neste pregão, virassem rapidamente para queda. Às 14h48 (de Brasília, horário do anúncio presidencial), os papéis caíram 4%. Depois, amenizaram queda. Desde domingo, a empresa já perdeu mais de US$ 40 bilhões em valor de mercado.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato