Em negocios / grandes-empresas

Boeing perde US$ 25 bi em valor de mercado após acidente na Etiópia

Ações da empresa caem 9% antes da abertura das negociações em Londres

Boeing 737 MAX 7
(Divulgação/Boeing)

SÃO PAULO - As ações da Boeing abriram em queda de mais de 11% nas negociações desta segunda-feira, o que representa valor de mercado de aproximadamente US$ 25,6 bilhões. 

O movimento é resultado de um acidente envolvendo uma aeronave Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines na manhã do último domingo (10). Havia 157 pessoas no voo, a caminho do Quênia. Todas morreram. 

O voo ET302 da Ethiopian perdeu contato com o controle aéreo seis minutos depois da decolagem. Trata-se do mesmo avião envolvido em um acidente que matou 187 pessoas em outubro na Indonésia.  

Na segunda-feira, autoridades chinesas ordenaram que todas as companhias aéreas do país cancelassem voos do mesmo modelo de aeronave: são 96 jatos no país. Para especialistas, a reincidência traz dúvidas sobre a segurança da empresa no geral. 

Há 350 aeronaves da família MAX em mãos de companhias aéreas no momento. Trata-se de um modelo lançado em 2011 que passou a ser entregue aos clientes apenas em meados de 2017. O avião pode transportar 186 passageiros. 

Proteja seu patrimônio com investimentos. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato