Em negocios / grandes-empresas

AB Inbev mudará presidência do conselho

Mudanças estão marcadas para o final de abril  

ambev bebidas cervejas refrigerantes
(reprodução)

SÃO PAULO – A Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev) irá substituir o presidente do conselho de administração (chairman) Oliver Goudet na próxima reunião de acionistas, em 24 de abril, de acordo com o Financial Times. Fontes do jornal disseram que a decisão é motivada por um potencial conflito de interesses.

Na posição desde 2015, Goudet também é presidente da JAB Holdings, que recentemente comprou outra empresa de bebidas, a Keurig Dr. Pepper. As áreas de atuações de ambas as empresas poderiam ficar muito semelhantes, já que a ABI tem aumentado a exposição a categorias não alcoólicas em meio à queda no consumo de cervejas.

Ao próprio FT, a empresa e o executivo negaram que a motivação seja esta. Goudet, que teria mais um ano no posto de presidente do conselho, disse que se afastará para ter tempo de se dedicar mais às suas atribuições como sócio-gestor e presidente da JAB. Ele é um dos 3 membros independentes do conselho de 15 assentos.

Um porta-voz da AB Inbev disse que o substituto de Goudet, bem como outros membros do conselho, serão anunciados quando chegar o momento oportuno.

Aliança de longa data

A saída do chairman marca um desatar de laços de longa data entre a 3G Capital, controladora da AB Inbev, e a JAB. Outro sócio da JAB, Peter Half, foi presidente do conselho da ABI por quase 10 anos até 2011.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato