Em negocios / grandes-empresas

Amazon anuncia ex-CEO da Pepsi para conselho de administração

Indra Nooyi é a quinta mulher em um conselho de 11 pessoas  

Indra Nooyi
(Wikipedia Commons)

SÃO PAULO – A Amazon anunciou na semana passada a criação de um novo assento em seu conselho de administração para abrigar Indra Nooyi, ex-CEO da PepsiCo. A indiana será a quinta mulher em um conselho formado por 11 pessoas – equilíbrio raro em um mercado constantemente criticado pela desigualdade de gênero.

Nooyi foi CEO da PepsiCo entre 2006 e outubro de 2018, período ao longo do qual reergueu uma marca combalida pela queda no consumo de refrigerantes nos EUA. Em fevereiro desse ano, saiu do conselho da empresa de alimentos. Ela recebeu 549 ações da gigante do e-commerce, de acordo com comunicado oficial.

Chamar mulheres para cargos no conselho era uma promessa da empresa de Jeff Bezos desde o ano passado, quando acionistas reclamaram de um desequilíbrio no topo da pirâmide da empresa. No início do mês, a convidada foi Rosalind Brewer, COO do Starbucks e executiva negra de destaque nos EUA.

Também fazem parte do conselho Feff Bezos; Tom Alberg; Judith McGrath, ex-MTV; Jamie Gorelick, ex-Procuradora Geral Adjunta do governo Clinton; Daniel Huttenlocher, reitor da Cornell Tech; Patricia Stonesfier, ex-CEO da Bill e Melina Gates Foundation; Thomas Ryder, ex-CEO da The Reader’s Digest Association; e Wendell Weeks, CEO da Corning.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato