Em negocios / grandes-empresas

Tesla anuncia demissão de 7% dos funcionários e ações despencam

Na tentativa de reduzir o custo dos carros elétricos da empresa, mais de 3000 empregados serão demitidos

Tesla
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Os 45.000 empregados da empresa automotiva Tesla amanheceram com uma notícia preocupante nesta sexta-feira (18). Em um email encaminhado para todos os funcionários, o fundador Elon Musk anunciou demissão de 7% da força de trabalho da montadora americana, cerca 3.150 pessoas.

Após o comunicado, as ações da Tesla na bolsa americana passaram a despencar, fechando com perdas de 12,97%, cotadas a US$ 302,26.

A princípio, o empresário fala que 2018 foi o “ano de maior sucesso na história da Tesla”, apenas no último trimestre foram entregues quase tantos carros elétricos quanto em 2017 e o Model 3 tornou-se o veículo premium mais vendido do ano nos EUA.

No entanto, o fato dos carros ainda serem “muito caros para a maioria das pessoas” faz com a empresa tenha um “caminho difícil a seguir.” Segundo Musk, apesar de terem crescido 30% no último ano, a companhia não tem escolha a não ser reduzir a força de trabalho em 7%.

Este não é o primeiro grande corte da empresa. Em 2018, em meio à automação excessiva, Musk já havia anunciado em um tuíte demissão de 3.000 pessoas, cerca de 9% dos funcionários na época.

Essas medidas teriam como objetivo readequar a produção e os lucros da montadora. “A Tesla precisará fazer esses cortes enquanto aumenta a taxa de produção do Model 3 e melhora a engenharia de produção para os próprios meses”, justifica Musk no email.

Dados preliminares do quarto semestre da empresa, que mostraram crescimento menor do que o anterior, também teriam tornado necessárias essas demissões. Não foram detalhadas quais áreas serão afetadas pelo corte.

Neste ano, Musk iniciou a construção de uma unidade da Tesla na China. A fábrica de US$ 5 bilhões será a primeira sede da companhia fora do território norte-americano. 

Para Musk, “a tentativa de construir produtos energéticos a preços acessíveis requer esforço extremo e criatividade implacável, mas ter sucesso nessa missão é essencial para garantir que o futuro seja bom.”

Proteja o seu dinheiro e ganhe muito mais em 2019: abra uma conta na XP!

 

Contato