Em negocios / grandes-empresas

Ford e Volkswagen anunciam termos de parceria global

Montadora desenvolverão conjuntamente veículos elétricos e autônomos

Ford
(Shutterstock)

SÃO PAULO - As montadoras Ford e Volkswagen anunciaram nesta terça-feira (15) os termos de uma parceria global com objetivo de aumentar escala de produção de veículos. 

A parceria, que não inclui troca de ações das companhias, prevê a fabricação conjunta de veículos, e estuda inclusive modelos elétricos e autônomos. 

O primeiro lançamento conjunto nesta aliança será uma picape, prevista para 2022. Posteriormente, as empresas falam no lançamento de vans comerciais para o mercado europeu. 

Em nota, as empresas disseram que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a partir de 2023.

Na opinião de Jim Hackett, CEO da Ford, a parceria vai "não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade”. 

Autolatina

Não é a primeira vez que as concorrentes tentam trabalhar juntas. Entre 1987 e 1996, a joint venture Autolatina compartilhou as operações das duas empresas nos mercados brasileiro e argentino. Naquela época, o setor automobilístico local passava por retração, e o acordo buscava a sobrevivência das companhias. 

O modelo da época era diferente do atual não só pela limitação de mercado. Com formato de joint-venture, as ações eram 51% controladas pela Volks e 49% pela Ford. Entre os motivos para o fracasso daquela experiência estiveram a falta de investimento das matrizes e uma dificuldade de comunicação com revendedores.

Juntas, Ford e Volkswagen produziram cerca de 1,2 milhão de veículos comerciais leves globalmente em 2018.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato