Banco Inter divulga resultados e quer mostrar na bolsa do que uma fintech é capaz

Crescimento exponencial com aumento expressivo na base de clientes são destaques vistos por analistas, mas alguns números preocuparam

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Primeira fintech de capital aberto na bolsa brasileira, o Banco Inter (BIDI4) divulgou o balanço completo de seus resultados financeiros na última quarta-feira (31).

Os números continuam confirmando os fatores que fizeram a ação disparar entre setembro e outubro: aumento significativo na base de clientes e, mais importante ainda, consistência na curva financeira positiva. Ainda assim, alguns analistas tinham perspectivas ainda mais otimistas e viram “copo meio vazio” no anúncio.

No trimestre, o lucro líquido do banco digital ficou em R$ 19,1 milhões – aumento de 83% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O custo de captação, relevante na análise de empresas em crescimento, foi reduzido em 12,1 pontos percentuais na comparação com 2017, para 83,8% do CDI.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, as despesas vêm crescendo mais rapidamente que as receitas. Considerando que a necessidade de investimento em prol do crescimento tende a subir, isso é preocupante para o médio prazo. 

Também chamou a atenção o desenvolvimento da área de crédito abaixo da expectativa do mercado. Essa área cresceu 20% ano a ano, enquanto o mercado esperava entre 30% e 40%. Vale lembrar que o crédito imobiliário é visto como o principal motor de crescimento para o banco digital nos próximos anos, já que gera sozinha cerca de 60% da receita total.

Ao mesmo tempo, a abertura de contas segue impressionante: são mais de 6 mil novos clientes por dia útil, de acordo com o relatório do balanço. No trimestre foram abertas 308 mil contas, o que totalizou 1,05 milhão de clientes para a fintech.

Continua depois da publicidade

Mais importante ainda, a instituição vem aumentando o engajamento dos correntistas. O número de usuários mensais ativos, ou seja, aqueles que geram receita para o banco no mês, cresce vertiginosamente e estava acima de 600 mil em setembro.

Para João Vitor Menin, presidente da instituição, o trimestre “foi espetacular”. Ele vê os números como prova de um “ciclo virtuoso do modelo de negócios” – e é justamente isso que os investidores buscam na empresa quando compram seus papéis na bolsa.

“Somos um negócio que ainda apresenta padrão de crescimento exponencial”, disse, no mês passado, o diretor de Relações Internacionais da empresa ao InfoMoney. “A maioria das empresas da bolsa brasileira são tradicionais, com pouco potencial de ampliação rápida”.

Continua depois da publicidade

Invista em ações sem pagar taxa de corretagem. Clique aqui para abrir sua conta na Clear.

Graças a isso, é relevante o número de investidores institucionais em busca da empresa. Na segunda-feira desta semana, a gigante gestora BlackRock adquiriu 2,4 milhões de ações preferenciais do banco, passando a deter 4,8% do total destes papéis. Pouco antes, em meados de setembro, a Ponta Sul Investimentos tornou-se detentora de 15,4% das ações preferenciais.

A respeito do resultado trimestral, o analista Thiago Kapulskis, do BTG Pactual, destacou também o potencial de novos produtos, assumindo que a venda cruzada vem desempenhando papel relevante no crescimento do banco. Recentemente, o Inter apresentou sua caderneta de poupança e produtos de câmbio; em dezembro, deve lançar um home broker.

Publicidade

Já Jorge Kuri, do Morgan Stanley, tem suas reservas. “Nossa tese negativa é baseada em desafios de execução que a empresa pode enfrentar enquanto tenta aumentar o negócio. Este trimestre reiterou nossa preocupação”, disse ele. 

No pregão desta quinta-feira, após os resultados, os papéis do Banco Inter chegaram a disparar 4,09%, mas rapidamente amenizaram a alta, que fica em 1,15% pela manhã. No mês, a alta acumulada ficou em 40,28%.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney