Em negocios / grandes-empresas

Ford e Volkswagen anunciam aliança estratégica

Empresas concorrentes falam em ampliar capacidades, fortalecer competitividade e atender melhor os clientes

Ford
(Shutterstock)

SÃO PAULO - As montadoras Ford e Volkswagen anunciaram nesta terça-feira (19) uma "aliança estratégica" para "vários projetos conjuntos". Segundo as companhias, a intenção é "fortalecer a competitividade de cada companhia e servir melhor seus clientes globalmente". 

O anuncio inclui o desenvolvimento conjunto de uma variedade de veículos comerciais, mas descarta totalmente aportes financeiros ou troca de ações entre as companhias.

Em outras palavras, não se trata de uma fusão de operações, mas sim de uma parceria produtiva Em busca de aumentar a competitividade de ambas as empresas - inclusive de uma frente à outra.

"A Ford está comprometida em melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa efetividade e eficiência", disse Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford. “Esta potencial aliança com o Grupo Volkswagen é outro exemplo de como podemos melhorar nossa condição como negócio, criando um portfólio global de produtos de sucesso e ampliando nossas capacidades.”

Segundo dr. Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen, “os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível".

A parceria pretende usar o potencial "complementar" entre as empresas. "Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças", continuou Sedran. "Esse é um elemento chave da Estratégia do Grupo Volkswagen 2025". 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato