Em negocios / grandes-empresas

Microsoft anuncia compra de startup por US$ 7,5 bilhões

GitHub é uma das maiores desenvolvedoras de software do mundo

Microsoft
(StockStudio / Shutterstock.com)

SÃO PAULO - A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (4) a aquisição da GitHub, startup de desenvolvimento de software cuja base já soma 28 milhões de usuários. O valor da compra não é nada modesto: US$ 7,5 bilhões em ações. 

Em comunicado, a gigante disse que a intenção da operação é "empoderar desenvolvedores a realizar mais em cada etapa do ciclo do desenvolvimento, acelerar o uso empresarial do GitHub e levar as ferramentas e serviços da Microsoft a novas audiências". 

Em comunicado, o CEO da Microsoft Satya Nadella assumiu uma "responsabilidade com a comunidade" resultante do acordo. "Faremos nosso melhor para permitir que cada desenvolvedor construa, inove e resolva os maiores desafios do mundo", continua. 

O GitHub fornece plataforma aberta com um conceito "desenvolvedor primeiro". A plataforma continuará operando de maneira independente para manter o conceito aberto e funcionar com todos os sistemas operacionais, ambientes de nuvem e dispositivos, segundo os termos do acordo. 

A diretoria do GitHub ficará a cargo de Nat Friedman, VP da Microsoft Corporate, fundador da Xamarin e veterano em open source. O CEO atual da plataforma, Chris Wanstrath, se tornará funcionário da Microsoft em cargo técnico, respondendo ao VP executivo Scott Guthrie em iniciativas de estratégia de software. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato