Em negocios / grandes-empresas

Banco Neon fechou; saiba o que acontece com quem tem conta

Cartões de crédito não funcionam; débito opera normalmente  

Banco Neon
(Reprodução)

SÃO PAULO - O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A., que tem sede em Belo Horizonte. O BC constatou o “comprometimento da situação econômico-financeira" e "graves violações às normas legais".

A assessoria explicou que há duas empresas distintas o Banco Neon e a Neon Pagamentos, que operam diferentes frentes. A Neon pagamentos cuida da parte de abertura de contas digitais, atendimento ao cliente, cartão de débito e marketing, enquanto o Banco Neon é responsável pela ferramenta "Objetivos" onde é possível investir em CDBs e emissão de cartão de crédito. 

Segundo a assessoria do banco, o cartão de crédito do Neon, que começou a ser emitido em março de 2017, está bloqueado e não está funcionando, portanto os clientes não conseguem efetuar nenhum tipo de compra. 

Já o cartão de débito, no entanto, está operando normalmente. “O saldo em conta dos clientes não será perdido”, garantiu a assessoria do banco, que conta com 300 mil clientes no total. 

Clientes que investiam em CDBs, deverão também procurar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para reaver esse dinheiro

Na prática, a assessoria explica que a liquidação anunciada não afeta a Neon Pagamentos. E que alguns dos serviços financeiros intermediados por meio do Banco Neon estão temporariamente indisponíveis, além do cartão de crédito e resgate dos CDBs. São eles: pagamento de boletos, envio e recebimento de transferências e recarga de celular.

O site e o aplicativo estão fora do ar e os clientes não conseguem ter acesso, por enquanto. Não há informações sobre quantos clientes foram afetados pelo fechamento do Banco Neon S.A.

Os clientes podem entrar em contato com a área de atendimento do banco para ter mais informações pelo e-mail oi@banconeon.com.br  ou pelo telefone 0800 326 0844. 

Com a liquidação o banco encerra suas operações e sai do sistema financeiro nacional. O Neon possui apenas uma agência física em Belo Horizonte e o banco detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário. 

Posicionamento

O Banco divulgou uma nota oficial à imprensa reiterando que "a Neon Pagamentos esclarece que é uma pessoa jurídica distinta do Banco Neon, com sócios e administradores independentes" e, portanto, o anúncio não interfere na sua administração, que inclusive recebeu aporte recente de fundos de venture capital.

"A Neon Pagamentos ressalta que os recursos depositados em contas de pagamentos dos clientes encontram-se disponíveis para saque e compras por meio de cartão de débito e não serão afetados pela liquidação extrajudicial do Banco Neon", diz a empresa.

A empresa garante que já está tomando as providências para "contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados", diz o comunicado. 

 

Contato