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Funcionários do McDonald's revelam 11 fatos da rede que os clientes provavelmente desconhecem

O Business Insider reuniu relatos de funcionários sobre como é o dia a dia das unidades e até "truques" 

Funcionário McDonald's
(Mohd Nasirruddin Yazid / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – O McDonald’s é hoje a maior rede de fast-food do mundo, com unidades em 101 países. No total, são mais de 375 mil funcionários trabalhando na rede –  se forem considerados os usuários das unidades que são franqueadas, esse número salta para 1,9 milhões.

Ainda que o funcionamento das unidades e atendimento seja semelhante em todo o mundo e pareça não ter segredos, algumas peculiaridades são conhecidas somente pelos funcionários da rede -- como “truques” que os clientes podem usar em alguns pedidos, curiosidades sobre o dia a dia nas unidades e os pedidos mais inusitados que são feitos.

O Business Insider reuniu alguns desses "segredos", contados pelos próprios funcionários do McDonald’s. Confira:

Os clientes ficam “furiosos” com erros
Em um post no Reddit, um funcionário escreveu: “Eu trabalhei como gerente de turno por um tempo e uma vez atendi uma ligação de um cliente furioso. Ele reclamava que seu hambúrguer tinha mostarda, mesmo pedindo que viesse sem, e disse ter uma planilha em que registra todas as vezes que um funcionário do McDonald’s errou seu pedido". 

Existe um truque para ser usado no café da manhã da rede
O McDonald’s possui um menu específico de café da manhã em diversos países, inclusive no Brasil. Entre os itens dele está um sanduíche de queijo e omelete ovo, que, para alguns clientes, pode desagradar por ter uma textura diferente. 

Existe um truque para trocar a “omelete de ovo” que vem no lanche: pedir pelo “round egg”, o mesmo usado no McMuffins da rede. “É o melhor ovo que temos (e definitivamente real!)”, escreveu outra funcionária no Quora.

Alguns pedidos são inusitados
Uma cliente chegou a pedir pelo já extinto lanche “McDLT”, que consistia em um cheeseburguer aberto e dividido em duas partes, sem a carne. Um lado do lanche trazia o hambúrguer e queijo, enquanto a outra, fria, tinha vegetais e molho.

“Por alguma razão, a garota atrás do balcão anotando o pedido começou a rir e não conseguia parar. O gerente assistente teve que ir até lá, desculpar-se à cliente e finalizar o pedido”, relatou outra funcionária da rede.

Outras situações também curiosas foram relatadas: clientes já chegaram a pedir para que o funcionário vendesse o boné de seu uniforme e até para que ele contasse uma piada.

Pedidos customizados são difíceis
Lanches sem picles, sem molho e sem alface são pedidos comuns feitos no McDonald’s – e nada fáceis de serem preparados, segundo funcionários. “Nós os etiquetamos como ‘pedido especial’ e os funcionários que o preparam têm, literalmente, que parar de trabalhar descobrir quais são as mudanças no pedido”, escreveram.

Até pedidos mais “simples”, como o de trocar a posição do queijo no lanche, são trabalhosos para a equipe por também serem etiquetados como customizados.

Funcionários do Reino Unido podem ser mais atenciosos
Os funcionários das unidades do Reino Unido podem ser mais simpáticos e atenciosos com os clientes nos seguintes horários: do meio-dia às 14h e das 17h às 19h. Isso acontece pois, segundo um funcionário que trabalhou nas unidades de Londres, nesses períodos é comum que clientes ocultos, aqueles pagos para avaliar a experiência no restaurante, visitem as lojas.

“É fácil identificar quem são os clientes ocultos, pois eles sempre pedem a nota fiscal do pedido para que os custos sejam reembolsados pela empresa onde trabalham”, escreveram. Portanto, se um cliente pedir pela nota fiscal, as chances de ele ser servido com o hambúrguer e as batatas mais frescas, além de ter prioridade no pedido, são altas.

Existe uma hierarquia de gerentes
As atividades que cada funcionário do McDonald’s realiza varia de acordo com o “nível” de seu cargo. Normalmente, elas são divididas da seguinte maneira: os gerentes de turnos ficam atrás do balcão com a maioria dos funcionários; o gerente geral fica em uma sala interna, ou até outro andar, cuidando da administração da loja, recursos humanos e processos; e o operador ou dono fica acima do gerente, comandando toda a unidade.

Unidades do McDonald’s que são maiores ainda contam com gerentes secundários ou assistentes, que assumem algumas responsabilidades do gerente geral.

Funcionários usam a cozinha para preparar suas próprias refeições
Não necessariamente os funcionários da rede almoçam hambúrgueres ou itens do cardápio – no Brasil, por exemplo, eles são servidos de um prato de arroz, feijão e carne. Mas eles também podem preparar suas próprias refeições.

Alguns clientes podem ser condescendentes
Em uma publicação no Facebook que viralizou em 2016, um funcionário comentou que os clientes subestimam os funcionários da rede e os trata como pessoas incapacitadas por trabalharem lá. Ele escreveu: “Sim, eu trabalho no McDonald’s por cerca de 50 horas semanais. Por que? Não porque não tenho aspiração, inteligência ou motivação, mas pelo oposto. Em alguns meses, como muitas outras pessoas com quem trabalho, eu voltarei para a faculdade”.

Outro funcionário conta ainda que uma cliente uma vez disse para seus filhos, em sua frente, que se não se esforçassem no colégio, acabariam como um funcionário do McDonald’s.

Quer fritas sem sal? Peça de uma forma específica
Ao invés de pedir que as fritas sejam preparadas sem sal, eles recomendam que os clientes peçam pelas “fritas frescas”, as que mal saíram da fritadeira e não foram salgadas.

Existe uma versão mais barata do Big Mac
O Big Mac é o lanche mais famoso do McDonald’s, mas não o mais barato. Mas é possível obter o mesmo lanche por um preço menor: segundo relatos de um funcionário, basta pedir por um McDuplo sem ketchup e mostarda, com alface e o molho do BigMac. Não existe nenhum custo extra e o resultado é igual ao original.

É difícil livrar-se do cheiro das batatas fritas
Funcionários da rede afirmam que o cheiro das batatas fritas não saem de seus uniformes, mesmo após serem lavados. “Nós tentamos não expor nossas roupas comuns às de trabalho. Lavamos separadamente”, contou um. 

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