Em negocios / grandes-empresas

Trem de Elon Musk que atinge 1.200 km/h viajará de Orlando a Miami em 25 minutos

A distância entre as duas cidades é de 413 quilômetros; de carro, o trajeto é realizado em 3h30 e, de avião, em 1h

Hyperloop
(Divulgação/Hyperloop)

SÃO PAULO – Um dos trajetos escolhidos para a fase de desenvolvimento do Hyperloop One, trem de alta velocidade movido a energia elétrica que promete ser o “transporte do futuro”, será entre as cidades de Miami e Orlando, de acordo com anúncio feito na última quinta-feira (14).

A distância entre as duas cidades é de 413 quilômetros; de carro, o trajeto é realizado em 3h30 e, de avião, em 1h. Com o Hyperloop One, o trajeto será realizado em apenas 26 minutos.

Agora, junto com as demais rotas escolhidas pela empresa como finalistas do projeto, elas receberão investimentos para analisar os projetos recebidos, sua viabilidade comercial e os problemas de transporte da região.

Em comunicado, o cofundador do Hyperloop One, Shervin Pishevar, anunciou que mais de 100 países enviaram propostas de rotas para o trem; dessas, somente dez foram escolhidas como finalistas. Outras rotas selecionadas são: Toronto-Montreal, no Canadá; Glasgow-Liverpool, no Reino Unido; Edinburgo-Londres, na Inglaterra; e outras. O trajeto entre Montreal e Toronto será realizado em 39 minutos, de acordo com a comunicado.

A empresa anunciou também que os primeiros testes do trem, capaz de alcançar uma velocidade de 1.200 quilômetros por hora, serão realizados ainda neste ano. A expectativa é de que já em 2020 ele seja capaz de transportar cargas e, no ano seguinte, de transportar passageiros.

O Hyperloop One é um projeto do bilionário Elon Musk, também CEO da Tesla e da SpaceX, lançado em 2013. Ele funciona da seguinte maneira: os passageiros entram no trem, que é acelerado por propulsão elétrica dentro de um “tubo” de baixa pressão; isso faz com que ele “levite” nos trilhos usando levitação magnética e alcance velocidades próxima a alcançada por aviões, mas por longas rotas.

 

Contato