Em negocios / grandes-empresas

Engano de piloto no pouso quase causa acidente envolvendo 5 aviões

Pista onde avião da Air Canada pousaria por engano tinha outros 4 aviões enfileirados

Air Canada
(Air Canada)

SÃO PAULO – A confusão de um piloto da Air Canada quase causou desastre que poderia afetar 5 aeronaves na última sexta-feira. Por engano, ele estava a caminho do pouso na pista C de aeroporto em San Francisco, onde havia quatro aviões enfileirados, todos com tanque cheio e passageiros embarcados.

Liberado pela torre de comando para aterrissar na pista 28R, o avião AC759 inesperadamente mudou para a pista paralela e só não cometeu o erro potencialmente fatal por intervenção do controlador do tráfego aéreo, de acordo com a CBC. Especialistas disseram à emissora que poderia ser o maior acidente aéreo da história. 

Uma gravação obtida pela Federal Aviation Administration mostra que o piloto da Air Canada chegou a ver outras luzes na pista antes de ser informado que não existiam outros aviões na 28R. Outros pilotos também foram ouvidos comentando o sobrevoo, assustados. "United One, Air Canada acabou de voar diretamente sobre nós", disse um piloto da United.

À CBC, a companhia canadense diz estar investigando o caso. "O voo AC759, de Toronto, preparava-se para pousar em San Francisco na sexta-feira, quando teve de voar no entorno do aeroporto”, disse, em nota, sem dar informações adicionais.

 

Contato