EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em negocios / grandes-empresas

Fnac anuncia que fechará portas no Brasil apesar de resultados sólidos em 2016

O comunicado foi feito na última terça-feira (28)

Fnac Darty - Av. Paulista
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A livraria e distribuidora de produtos eletrônicos, a francesa Fnac Darty, anunciou na última terça-feira (28) que, apesar de apresentar resultados sólidos em 2016, irá descontinuar seus serviços no Brasil.

De acordo com o comunicado, a filial brasileira terá suas operações descontinuadas, e o grupo já começou um processo ativo pela busca de um novo parceiro que dê lugar à retirada do país. Ao todo, a Fnac Darty possui 12 lojas no Brasil, que representam menos de 2% do volume de vendas totais do grupo.

No documento, o CEO da companhia, Alexandre Bompard, afirmou que os resultados foram muito sólidos e apresentaram alto crescimento em 2016. Ele cita também, que todos os indicadores são positivos. “A força do nosso modelo de negócios e a nossa forte posição financeira são ativos essenciais para que o novo grupo comece sua história”, disse.

Em 2016, a companhia registrou um lucro líquido ajustado de € 54 milhões, um aumento de 37% em relação a 2015. O volume de negócios também registrou alta em dados publicados (+43,6%), e em dados pró-forma (+1,9%). Ainda segundo o documento, as vendas subiram 79,6% no quarto trimestre.

A forte posição da companhia na França pode ser apontada por um crescimento de 2,1% no país em 2016. Enquanto a nível internacional, o crescimento foi de 1,3%. “Esses resultados são ainda mais satisfatórios devido à rápida e eficaz integração da Fnac e da Darty, como pode ser vista no novo objetivo de entregar sinergias com um ano de antecedência”, completa Bompard.

Atualização

Na tarde desta quarta-feira, a Fnac soltou um comunicado falando em busca de parceiros para as operações brasileiras. Confira: 

"A Fnac anunciou nesta terça-feira o seu resultado 2016. O novo grupo Fnac Darty está agora focado na nova estratégia de integração com Darty, transformando-se em um relevante player no continente europeu. A operação brasileira precisa ter um tamanho crítico no sentido de ser relevante e reforçar sua posição de mercado. Devido a isso, a Fnac iniciou um processo ativo de busca de parceiro local para continuar e reforçar sua operação no país". 

Contato