Em negocios / grandes-empresas

Corinthians venceria mais em "campeonato financeiro" se continuasse jogando no Pacaembu

Relatório financeiro do clube mostra que toda a receita de ingressos do clube vai para um estádio caro demais

SÃO PAULO – Um estádio é sempre algo positivo simbolicamente para um clube de futebol – principalmente aqueles com torcidas fiéis e volumosas, cujo emocional infla com jogos "em casa". Ao mesmo tempo, investimentos muito elevados podem ter consequências longevas para a gestão financeira caso não sejam extremamente bem planejados.

Neste sentido, um relatório recente do Itaú BBA dissecando as finanças de dois dos maiores clubes do Brasil – Flamengo e Corinthians – descobriu que a saúde financeira do rubro-negro venceria o campeonato entre as duas maiores torcidas do país. Isso ocorre muito embora as receitas do timão tenham sido maiores no período analisado.

Além do estádio bilionário, pesaram negativamente para o clube paulistano outros fatores, como a análise qualitativa de suas receitas: boa parte do dinheiro recebido em 2016 veio de fontes que não são permanentes, como a venda de atletas, por exemplo.

A InfoMoney TV entrevistou César Grafietti, Superintendente de Crédito do Itaú BBA e responsável pela confecção do relatório. Na ocasião, ele falou também sobre a criação deste trabalho, o desempenho dos clubes dentro do campo em comparação com os resultados financeiros e fez uma simulação do desempenho de ações dos times caso fossem listados na Bovespa. Confira:

 

Contato