Em negocios / grandes-empresas

Uber tem projeto ambicioso para veículo voador de curtas distâncias; veja vídeo

Pesquisas para os chamados VTOL já estão em andamento, de acordo com executivo da empresa

SÃO PAULO – Muitos ficaram impressionados que o Uber já tenha lançado carros autônomos nos Estados Unidos, mas a companhia de caronas está um passo à frente: as pesquisas para desenvolver veículos de "Decolageme Aterrissagem Vertical" (VTOL, na sigla em inglês) já começaram.

Os VTOL que fazem parte das intenções do Uber são aeronaves que podem rodar, decolar e voar verticalmente, como helicópteros. Mas, diferentemente de helicópteros comuns, podem ter asas fixas, rotores e ser muito mais silenciosos.

Ao Recode, o gerente de produtos da companhia Jeff Holden disse que está fazendo pesquisas a respeito desse tipo de veículo para poder “oferecer aos nossos clientes tantas opções quantas forem possíveis para se locomover. Fazer isso de uma forma tridimensional é uma forma óbvia de observar”, disse.

A previsão de lançamento é agressiva: para Holden, em uma década essa forma de locomoção pode estar dentro da Uber. Isso porque será necessário fazer pesquisas extensas para evitar que aeronaves colidam em áreas com populações numerosas – a ideia principal é evitar o trânsito nesses locais. Se até drones para entregas de objetos têm assustado as pessoas, um projeto desse não será facilmente aceito. 

Sobre as aterrissagens, ele falou em pousos sobre prédios, e ainda tem a ideia de que várias pessoas usem o mesmo veículo concomitantemente, como se fosse um Pool com asas. Segundo Holden, o próprio UberCopter não se compara a essa evolução, porque era basicamente um esforço de marketing.

Confira abaixo um vídeo da Agência de Pesquisas para Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa sobre o projeto VTOL Experimental Plane (VTOL-XPlane). A inovação da Uber pode ser similar a ele:

 

Contato