Gigante holandesa compra fatia remanescente do iFood por R$ 9,5 bilhões

A negociação prevê um pagamento, em dinheiro, de R$ 8 bilhões e um adicional de R$ 1,6 bilhão, dependendo da performance da empresa no próximo ano

Mariana Amaro

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A holandesa Prosus, que faz parte do conglomerado Naspers e já era controladora da Movile, firmou um acordo para comprar a participação remanescente de 33,3% no iFood, que pertencia ao acionista minoritário Just Eat Takeaway.

A negociação prevê um pagamento, em dinheiro, de R$ 8 bilhões  – ou 1,5 bilhão de euros – além de um adicional de R$ 1,6 bilhão  – ou 300 milhões de euros – dependendo dos resultados da companhia nos próximos 12 meses.

Com um forte histórico de investimentos, principalmente no setor de entrega de alimentos, a Prosus possui em seu portfólio grandes líderes regionais, como Swiggy na Índia e iFood na América Latina.

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Parceria antiga

A parceria entre as duas companhias não é de hoje. “Investimos pela primeira vez no iFood há quase uma década e, durante esse período, Fabricio [Bloisi, fundador do iFood] e equipe construíram um negócio de entrega de alimentos de classe mundial”, afirmou Bob van Dijk, CEO da Prosus, em comunicado.

O executivo afirmou ainda que o iFood moldou o setor de entregas no Brasil, criando uma plataforma que atende 330.000 parceiros de restaurantes, e possui 200.000 parceiros de entrega atendendo a cerca de 70 milhões de pedidos por mês. “Aumentar nossa participação para ter a propriedade plena é uma demonstração de nossa abordagem comprometida e disciplinada ao investimento e reflete nossa confiança no potencial de longo prazo do iFood”, completou.

Larry Illg, CEO da Prosus Food, braço de alimentação da gigante holandesa, ressaltou ainda que o setor brasileiro de delivery cresceu significativamente nos últimos quatro anos. “Há uma oportunidade substancial para uma maior expansão tanto no negócio de entrega de comida em restaurantes quanto através da construção da plataforma em áreas como mercearia e comércio rápido. O iFood se consolidou como líder em tecnologia no Brasil e seu sucesso o coloca entre as empresas de delivery de alimentos mais inovadoras do mundo”, disse.

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Bloisi, que fundou a companhia em 2013, falou sobre os próximos passos. “Juntos vamos construir uma plataforma de ofertas que proporcione aos clientes brasileiros, parceiros de entrega, restaurantes e muito mais, a melhor experiência em alimentação, entrega de supermercado e fintech.”

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Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.