Com Amazon e e-commerce, shopping centers precisam inovar, diz presidente do Ráscal

Em evento realizado com executivos do varejo, consenso é de que a indústria de shopping center vai sobreviver

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Em um cenário cada vez mais influenciado pelas tecnologias, todos os setores da economia estão sentindo os efeitos, seja na mudança de força de trabalho, meios de produção e também, nos hábitos de consumo da população. Visto isso, empresários e executivos do setor do varejo brasileiro se reuniram em evento organizado pela BR Malls na última semana para debater as tendências e rumos do mercado no país.

Roberto Bielawski, fundador das redes de restaurantes Ráscal, Viena e Cortés, conta que a influência da tecnologia no business tem gerado grande aflição nos empreendedores, que têm visto uma mudança no comportamento de seus consumidores. Otimista, ele afirma que é preciso se adaptar: “Com Amazon e tecnologias há uma necessidade de inovar”. E garante: “A indústria do shopping center vai sobreviver”.

Lembrando de grandes nomes no varejo americano como Macy’s e Sears, que têm sofrido com as mudanças, o executivo cita Renner como exemplo, afirmando que a empresa é “bem admistrada em um business que está sofrendo no mundo todo”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Vicente Avellar, COO da BR Malls, o empreendedor precisa buscar novos modelos de negócios: “Estamos hoje em um momento de transição e por isso é necessário alavancar”, diz. “Hoje a dificuldade é em entender o que o consumidor quer comprar”.

Avellar explica que o setor de shopping center já evoluiu muito desde sua instalação no Brasil, há mais de 40 anos. Para ele, a mudança já aconteceu no passado e faz parte de ciclos de mudança. “As mudanças são cíclicas e é nossa função estar atento ao mix de lojas e serviços que vão compor o shopping center”, diz.

Segundo ele, alguns setores estão hoje diminuindo suas participações, mas outros têm visto neste momento, uma oportunidade para crescer, como é o caso da gostronomia, de serviços e de entretenimento. “A crise é um importante choque de realidade para a indústria, porque faz com que o empreendedor reveja sua forma de investir, de buscar capital”, diz.

Continua depois da publicidade

Bernardo Ouro Preto, co-fundador e co-CEO do Eataly e St Marche, afirma que cada vez mais o varejo tem que se diferenciar por meio da experiência: atendimento, música, qualidade etc. Para ele, a ameaça ainda não chegou ao setor de alimentos. “A ameaça vai vir, vai existir, mas ainda não chegou”. Ele cita a aquisição da Whole Food pela Amazon, dizendo que a Amazon não comprou nada que quebrou até o momento, e que o investimento no Whole Foods significa que a companhia vê um potencial no setor.