Skol refuta uso feminino em publicidade como “feito no passado”

Companhia chamou ilustradoras para releituras de peças publicitárias  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – No dia 8 de março, quando é lembrado o Dia Internacional da Mulher, a Skol lançou uma campanha publicitária chamando ilustradoras mulheres para refazer peças de marketing divulgadas no passado. Em nota, a companhia disse que “vem incorporando cada vez mais a pluralidade, a inclusão e o respeito em sua postura”.

“O uso da figura feminina nas campanhas, como foi feito no passado, não representa já há algum tempo o posicionamento da marca e este projeto nasce para legitimar a evolução de Skol”, escreveu a companhia. Foram oito artistas redesenhando pôsteres lançados em anos anteriores e que mostravam mulheres em posição inferiorizada ou sexualizada. “Como resultado, surgiram diferentes visões e estilos, mas o mesmo ponto em comum: a mulher empoderada”, continuou a marca.

Em 2015, na época do Carnaval, a mesma Skol gerou revolta com a campanha “esqueci o não em casa”, tão controversa que precisou ser retirada de circulação depois de acusada de apologia ao estupro. No mesmo mês, o grupo de publicitárias 65 | 10 criou o conceito da “Cerveja Feminista”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Skol também não é a primeira marca de cervejas a usar a figura feminina de maneira mais respeitosa. Em agosto de 2015, mesmo ano da controvérsia com a campanha de Carnaval da Skol, a Budweiser lançou uma campanha sobre força estrelando a lutadora Ronda Rousey.

A campanha atual, apelidada de Skol Reposter, teve concepção da agência  F/Nazca Saatchi & Saatchi e já está nas redes sociais da marca de cerveja.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney