Conar toma decisão sobre comerciais do Habib’s que faziam piada com McDonald’s

Dois comerciais serão sustados; um dos vídeos já havia sido modificados previamente

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu nesta quinta-feira que duas propagandas do Habib’s brincando com a imagem de um palhaço denigrem a imagem do McDonald’s. Até então, apenas um dos vídeos tinha sido suspenso temporariamente; agora, ambos serão sustados.

Acionado pelo McDonald’s, o comitê de ética do órgão acolheu a acusação da rede de fast food norte-americana e decidiu que as propagandas “Leilão” e “Novos Beirutes Habib’s” não estão de acordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Ainda cabe recurso da decisão, tomada em primeira instância por maioria dos votos – e não unanimidade.

No dia 25 de outubro, a propaganda “Novos Beirutes Habib’s”, que veiculava uma paródia da música tema do lanche Big Mac, foi suspensa pelo órgão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como resposta, o Habib’s criou uma segunda versão do vídeo, sem a música, mas com um texto explicando que “a concorrente não ficou muito contente”. Em post no Facebook, a rede dizia que tirou “a parte mais engraçada” do comercial, mas manteve “a mais gostosa”.

Agora, a recomendação do órgão é que que o vídeo “Leilão”, que mostra uma batalha por lanches mais baratos e foi lançada antes, também deixe de circular. Desde a abertura da investigação, no dia 14 de outubro, as duas propagandas saíram de circulação nas redes de televisão, de acordo com o Habib’s.

As determinações do Conar não têm força de lei e, portanto, não geram medidas punitivas; mesmo assim, as agências publicitárias e marcas costumam acata-las.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney