De “Wall Street” a “Psicose”: frases do cinema que inspiram empresários

Empresários americanos escolheram citações de filmes que os inspiram. O resultado conta com Matrix, Forrest Gump e De Volta Para o Futuro

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Tocar uma empresa não é uma tarefa fácil. Para continuar motivados diante dos desafios, muitos empresários buscam inspiração em autores famosos de livros de empreendedorismo ou donos de grandes empresas. Já o The Washington Post mostrou que é possível se inspirar com outras formas, como nos filmes. 

O site pediu aos empresários americanos que mandassem uma frase de algum clássico do cinema que os motivassem no cotidiano. Com a ajuda de entidades como National Federation of Independent Business e a Startup America, foram selecionados mais de 16 citações inspiradoras do cinema, como a frase de “A vida é feita por alguns momentos. Este é um deles”, do filme Wall Street de 1987. De Volta para o Futuro, Forrest Gump, Matrix e até Psicose aparecem na lista publicada no site.

Confira abaixo algumas das citações que passam lições de negócios valiosas na opinião dos empreendedores:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Às vezes você ganha, às vezes você perde, às vezes chove” – Bull Durham (1988)
Para o presidente e chefe-executivo da Buffalo Supply Inc., TJ Jackson, o empresário precisa estar preparado para os altos e baixos, vitórias e as derrotas, mas também tem que manter sua mente ágil e pronta para dar a volta por cima do inesperado. “Há sempre algo prestes a acontecer no horizonte. Pode ser um céu limpo e azul ou uma tempestade, mas você precisa estar preparado de qualquer forma”, disse Jackson.

‘Minha mãe sempre me disse que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar” – Forrest Gump (1994)
O fundador da EpicLaunch, Ben Lang, diz que empreender é semelhante à caixa de chocolates, você nunca sabe como vai acabar, mas sempre tem a esperança de obter o melhor pedaço possível.

“Tome a pílula vermelha ou a pílula azul” – The Matrix (1999)
“Todos os donos de pequenas ou grandes empresas têm grandes decisões a tomar. Muitas delas poderão ter um impacto enorme e muitas precisam ser feitas rapidamente. Esteja preparado”, afirmou Rochelle Balch, proprietária da RB Balch & Associates.

Continua depois da publicidade

“A questão não é ‘o que é que vamos fazer?’, a questão é ‘o que não vamos fazer?’” – Curtindo a Vida Adoidado (1986)
A frase representa uma oportunidade de moldar o futuro para o co-fundador da Asymmetrical Press, Colin Wright. “Você tem a chance de conhecer pessoas incríveis e fazer coisas incríveis ao longo do caminho. É importante não se perder entre as árvores e esquecer da floresta. Ver o que você está plantando”.

“Estradas? Para onde estamos indo não precisamos de estradas” – De Volta Para o Futuro (1985)
“Superficialmente, esta citação representa uma conquista tecnológica do futuro que está por vir na próxima geração. Empresários, no entanto, podem perceber um significado mais profundo porque eles fazem seus próprios caminhos além daqueles que a sociedade abriu para eles”, diz o fundador da Rede Adu, Dmitriy Katsel.

“Nós todos somos um pouco loucos às vezes” – Psicose (1960)
“Será que realmente precisamos de uma justificativa?”, confessa o dono da Sr. Rooter, Steve Ferree.

“Um milhão de dólares não é legal. Você sabe o que é legal? Um bilhão de dólares” – A Rede Social (2010)
O presidente e chefe-executivo da Mercantile Capital Corporation, Chris Hurn, acredita que pensar e sonhar grande – e trabalhar – precisa ter um objetivo principal. Os líderes do amanhã não estarão satisfeitos com apenas milhões em lucros e receitas, disse Chris.

“A vida é feita por alguns momentos. Este é um deles” – Wall Street (1987)
A co-fundadora da DreamltAlive.com, Ash Kumra diz que as empresas podem crescer com encontros importantes ao longo do caminho. Para ela, muitas vezes conversar com alguém que pode investir em sua empresa pode ser a chave do sucesso.

“Totó, eu não acho que nós estamos mais no Kansas” – O Mágico de Oz (1939)
“Os empresários de pequenas empresas sabem que fazer um negócio pode gerar um turbilhão de incertezas. Podemos acabar em lugares que nunca tivemos intenção”, afirma a presidente e dona da Cynthia Kay and Company, Cynthia Kay. “Sim, são pequenas empresas, mas temos grandes ideias que podem nos levar a uma viagem incrível”, finaliza a empreendedora.