Apoio

Como tecnologia e consultoria podem blindar sua empresa de ataques digitais

Quando se trata de ciberataques, pequenas e médias empresas são um grande negócio para os criminosos. Saiba como evitar esses ataques

Letícia Toledo

Publicidade

Imagine iniciar mais um dia rotineiro do trabalho e descobrir que seu computador está bloqueado por um malware e que você só poderá acessá-lo caso pague um resgate. Ou então que, do dia para a noite, diversas despesas foram geradas com o CNPJ da sua empresa. Esses são apenas alguns dos problemas que centenas de empresas enfrentam todos os dias quando o assunto é segurança digital. E quem acha que os hackers só estão atrás das grandes companhias está enganado.

Na verdade, quando se trata de ciberataques, pequenas e médias empresas são um grande negócio para os criminosos. Uma pesquisa da companhia de comunicações Verizon revela que 58% das vítimas de ataques virtuais são pequenas empresas. Tão impactante quanto esse percentual é o valor que essas empresas gastam para se recuperarem de um ataque. Um levantamento da empresa de pesquisas Ponemon Institute revela que, em 2017, os ciberataques custaram, em média, US$ 2,23 milhões de dólares (cerca de R$ 8,25 milhões), para cada média e pequena empresa.

“Além do custo financeiro, muitas empresas levam um bom tempo para conseguir retirar o vírus e isso atrapalha muito os negócios. Estive recentemente em uma companhia que está há mais de um ano tentando se livrar de um ataque que infectou seus computadores e seu servidor”, afirma Gustavo Avelar, consultor de TI do Programa Dell Expert Network.

Os números e as experiências deixam claro que o melhor caminho para lidar com os ataques virtuais é se prevenir contra eles. Foi exatamente isso o que a atacadista Mabel Import escolheu fazer. Desde o ano passado a empresa iniciou um trabalho contando com o suporte da Dell para encontrar soluções de segurança para o seu negócio. “Já utilizávamos os computadores da Dell e sabíamos da sua qualidade. Hoje, da infraestrutura aos equipamentos dos funcionários, todas as soluções da nossa empresa são da Dell”, afirma Danilo Maruca, analista financeiro e responsável pela área de TI da Mabel Import.

Como blindar sua empresa

Para encontrar as melhores soluções de cibersegurança, a Mabel Import contou com a consultoria de Gustavo Avelar, que faz parte do programa de relacionamento da Dell que leva soluções de TI ideais por meio de consultores parceiros para às PMEs, o Dell Expert Network. Com essa e outras iniciativas, a Dell têm se tornado referência em assegurar que pequenas e médias empresas estejam protegidas de ataques virtuais.

Avelar revela que os passos adotados no caso da Mabel para garantir sua segurança digital podem ser usados por empresas de diversas áreas que querem se proteger dos ciberataques.

O primeiro passo, revela o consultor, é ter equipamentos de qualidade para garantir que os funcionários consigam desenvolver o seu trabalho sem deixar a segurança de lado. A lista de equipamentos engloba desde bons computadores até um bom servidor. “Se a empresa não tiver equipamentos de qualidade, a próprio TI não consegue criar uma solução eficiente para proteger a empresa contra os ataques que vão surgindo”, afirma Avelar.

Como já tinha computadores da Dell, o primeiro trabalho realizado na Mabel Import foi a reestruturação de seu servidor, adequando a configuração dele conforme a necessidade de cada departamento da empresa. “Conseguimos fazer um trabalho personalizado. Entendemos o que cada área da empresa precisa acessar, como um determinado site e ou um sistema, e garantimos que essas áreas tenham acesso a essas ferramentas de forma segura, fazendo uma blindagem. Nosso trabalho de consultoria também nos permite verificar o tráfego de cada usuário da empresa e, com isso, é possível identificar se algum movimento suspeito aparece”, diz Avelar.

O consultor ressalta que outro passo fundamental a ser realizado é a educação dos funcionários e todos os colaboradores da empresa sobre segurança digital, alertando cada um deles sobre os cuidados a serem tomados. “Hoje, a maioria dos ataques às empresas acontece porque algum dos usuários abriu uma brecha para que o hacker entrasse. O nosso trabalho inclui alertar o funcionário sobre novas formas de ataques que estão surgindo, lançar regras para que ele se mantenha o mais protegido possível”, afirma Avelar.

Além de melhorar a segurança, as soluções implementadas pela Dell na Mabel ajudaram a empresa a ter um sistema intranet mais rápido e eficiente e facilitou o dia a dia dos funcionários. “A empresa cresceu e a infraestrutura de TI precisava melhorar. A Dell trouxe essa melhoria e hoje o nosso sistema intranet é ágil. Os funcionários conseguem acessar todos os dados dos arquivos destinados a eles de maneira simples”, afirma Maruca, da Mabel.

O programa Dell Expert Network

O trabalho de proteção das empresas contra ataques virtuais precisa estar em constante monitoramento e evolução. Por meio do programa Dell Expert Network, o consultor Gustavo Avelar auxilia não apenas a Mabel como também outras empresas. No programa da Dell, Avelar recebe um atendimento dedicado e treinamentos exclusivos para aprimorar seu atendimento aos clientes. Hoje, esse programa já tem mais de 4 mil consultores espalhados por todo o país e o objetivo da Dell é fazer essa base crescer ainda mais em 2019.

“Me aprimorei muito ao me tornar um consultor Dell Expert Network e consigo colocar em prática com os clientes todo o treinamento que recebo com eles”, ressalta Avelar. Ele afirma que escolheu se associar à Dell por saber que a empresa tem os melhores produtos e gostar dos benefícios que o programa traz. “A empresa oferece muitos incentivos, o atendimento é um grande diferencial. Além disso, há muito conteúdo e cursos com certificados”, afirma.

O Programa Dell Expert Network oferece ainda atendimento de especialistas da Dell em todas as linhas de produtos e soluções, além de suporte em pós venda dedicado através de chat e telefone. “Me sinto seguro em saber que o servidor que utilizamos é de qualidade e que a empresa está amparada não apenas pelo consultor de Dell Expert Network, como também por todo o suporte da Dell. Sempre que precisamos de um novo equipamento, nós ligamos para Dell e temos uma consultoria muito positiva para a tomada de decisões”, afirma Danilo Maruca, da Mabel Import.

Para saber mais sobre quais as soluções ideais que a Dell e Intel® podem oferecer para a sua empresa, fale com um consultor Dell no chat www.dell.com.br/chat ou no 0800 722 3400 – e para conferir conteúdos exclusivos para empreendedores, acesse a Central para Pequenas Empresas.

Se você é um consultor de TI autônomo e tem interesse em fazer parte do programa Dell Expert Network, clique aqui e saiba mais.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.