Antonio Delfim Netto é entrevistado por Sonia Racy no programa Show Business

Economista, que já ocupou cargos como ministro da Fazenda e da Agricultura, falou sobre política e economia nacional

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A jornalista e colunista Sonia Racy, apresentadora do Show Business, entrevistou, no último domingo (5/8), o economista Antonio Delfim Netto, que acumula em seu currículo cargos como ministro da Fazenda, da Agricultura, deputado federal e embaixador do Brasil na França. 

Aos 90 anos, Delfim Netto ressaltou a necessidade do Brasil aprovar a reforma da Previdência, que deve ser uma das prioridades do novo presidente da República. “O governo federal nunca soube explicar como seria feita esta mudança. Pelo contrário, deu argumentos que auxiliaram no impedimento de sua aprovação. É necessário falar com clareza sobre o assunto.” Para ele, o cenário nacional atual retira investimentos do futuro da nação e acumula gastos desnecessários.

Ao ser questionado sobre como resolveria o embate, o economista é enfático sobre a solução. “Se o Congresso não se interessa em fazer a reforma, deve expor a situação em rede nacional e criar um plebiscito”, sugeriu Delfim Netto.

Continua depois da publicidade

Formado em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos nomes atrelados ao chamado “Milagre Brasileiro, o ex-ministro ainda traçou um histórico político nacional, abordou problemas fiscais no País e criticou a atuação dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. “Há um abuso de poder generalizado, o que resultou na perda de credibilidade de todos. O novo presidente deve seguir a Constituição e ter musculatura para fazer com que os outros poderes também a cumpram.”

Sobre o Show Business – O Show Business vai ao ar pela Band para todo o País, na madrugada de domingo para a segunda-feira, logo após o Canal Livre, no BandNews e na Band Internacional. Na Blue TV (canal 18 TVA), o programa tem reprise às terças-feiras, às 20h, e na TV Vila Velha, aos sábados às 19h, quarta e sextas–feiras às 16h. Na Alpha Channel TV (canal 22 – TV Alphaville), às quartas e sábados, às 22h.