Chave para o crescimento: guru do marketing explica como montar estratégias de sucesso

Britânico Neil Patel diz que estratégias digitais levam tempo, e bom conteúdo é fundamental para as empresas se expandirem

Equipe InfoMoney

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Considerado uma das maiores personalidades da atualidade na comunicação digital, o britânico Neil Patel é um entusiasta do marketing digital. Autor, empresário e blogueiro, tem trajetória de empreendedor. Começou de baixo, vendendo CDs para os colegas de escola, quando sua família já havia se mudado para a Califórnia. Ainda adolescente, criou um site próprio de busca de emprego.

Logo descobriu que a chave para o crescimento era uma ação mais eficiente na internet e que as empresas que vendiam serviços para ele não geravam resultados. Ao criar as próprias estratégias, cresceu e virou consultor de companhias como Amazon, NBC, GM, HP e Viacom. É fundador das startups Kissmetrics, voltada à análise para marketing digital, e da Crazy Egg, que criou a ferramenta homônima de análise de comportamento para marketing digital, onde permanece.

Patel vai participar do 8o Fórum de Marketing Empresarial promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pela Editora Referência. Ele pretende discutir a importância da implementação de estratégias de marketing digital e diz que mesmo grandes companhias precisam olhar para o digital se quiserem crescer. “O mais importante nas grandes empresas é a transição das estratégias tradicionais de marketing para o investimento no digital”, diz.

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LIDE – O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais. Como isso favorece o marketing digital?

NEIL PATEL – Se você criar uma marca forte nas mídias sociais, vai construir uma base de seguidores. Se agregar valor aos posts, você vai engajar esses seguidores. Engajamento é um medidor incrivelmente importante nas mídias sociais. Quando você posta algo nas redes, quer que seus seguidores reajam.

Então, ao postar um artigo novo em seu blog e compartilhar com os seguidores, você pretende que eles cliquem nesse artigo. Fazendo isso, poderá gerar leads [quando os usuários deixam suas informações e se tornam consumidores em potencial] e aumentar os e-mails em sua base, que é uma das coisas mais importantes no marketing online. As mídias sociais devem ser usadas como uma ferramenta de direcionamento de pessoas no funil de vendas.

Qual deve ser a preocupação com SEO [conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site em buscadores como Google] na hora de criar conteúdo?

O maior erro das companhias é não otimizar as palavras-chave certas. Pesquisas por palavras-chave são o fator mais importante de qualquer SEO e estratégia de conteúdo. Para saber realmente qual palavra-chave usar, você precisa entender a ideia de seu cliente, criando “personas” [perfis de clientes típicos], e a dos concorrentes. Iniciar um blog parece uma ideia óbvia hoje em dia, mas isso nunca deve ser feito sem uma extensa pesquisa.

Anúncios promovidos com base em interesses dos consumidores são eficientes (via Google AdWords e Facebook Ads)? Ou a ligação com as marcas, conteúdo de qualidade e indicação de amigos é mais eficiente?

Em curto prazo, anúncios pagos funcionam muito bem se você otimizá-los e direcioná-los para o público certo. Entretanto, focar em uma estratégia de conteúdo forte é muito mais benéfico no longo prazo. Por meio de conteúdo você desenvolve uma confiança orgânica que não consegue nos anúncios, e quando cria conteúdos que naturalmente atraem pessoas você de forma indireta atrai o marketing de boca a boca, que impulsiona o tráfego.

Se sua estratégia de conteúdo começa a funcionar e você ganha posições no Google, não é mais necessário gastar dinheiro em anúncios, porque as pessoas vão achar você.

E-mail marketing (especialmente a newsletter) estava em crise e voltou com força. Como a newsletter pode ser comparada, em relação à eficiência, com o WhatsApp ou Facebook Messenger?

E-mail marketing é uma maneira incrível de aumentar a confiança e gerar vendas. O diferencial mais importante entre o e-mail e os anúncios é a possibilidade de enviar conteúdo diretamente aos usuários sem nenhum custo. Você não precisa pagar para chegar às caixas de entrada, pode enviar conteúdos exclusivos a essas pessoas, melhorar seu relacionamento e gerar leads para que se transformem em clientes. WhatsApp e Facebook Messenger também são boas maneiras de alcançar potenciais clientes.

Enquanto estiver segmentando esses usuários e evitando as mensagens em massa, você será capaz de se conectar com seus assinantes. A meu ver, é uma das melhores estratégias disponíveis e algo que direciona milhares de visitantes por dia para meus blogs.

A imagem do Brasil estava em ascensão com a Copa do Mundo e a Olimpíada e agora sofre com a recessão e a crise política. O Brasil está sabendo “se vender”?

Acho que este é o melhor momento para as empresas brasileiras investirem em crescimento. Não só isso, acredito que esta é a melhor hora para as empresas estrangeiras investirem no Brasil e expandirem seus negócios. Sim, o Brasil é uma economia em crise, mas isso não irá durar para sempre.

Quando uma economia está em crise, empresas que já estão estabelecidas têm a oportunidade de investir mais em estratégias de marketing digital que irão configurá-las para o sucesso no longo prazo. Claro, as receitas podem estar menores por conta da recessão, mas preparar-se para o crescimento econômico, mesmo investindo mais, é a melhor maneira de se alinhar ao mercado pós-recessão.

Para as empresas estrangeiras, o Brasil está mais atrativo que nunca, porque elas podem se expandir gastando menos, construir seus negócios e sua presença online em português, e focar na expansão de sua identidade de marca. Assim que o País superar a crise e as pessoas estiverem bem mais prontas para comprar, essas empresas já terão se estabelecido e terão retorno sobre o investimento.

Native advertising [conteúdo patrocinado por uma empresa ou marca] é eficiente? Veículos de comunicação estão obtendo os resultados esperados? E as marcas?

Hoje os leitores são muito mais conscientes sobre a forma como o conteúdo é distribuído. Por isso é mais importante conseguir a primeira posição no Google de maneira orgânica do que ter um anúncio no topo. As pessoas confiam no conteúdo orgânico. O mesmo funciona para o native advertising.

As pessoas são menos propensas a confiar em um conteúdo que sabem estar num site por conta de anúncio. Isso ainda funciona? Sim. Mas não como antigamente. Antes era mais fácil para uma empresa ser bem-sucedida no native advertising. Hoje em dia ela terá chances muito maiores de sucesso com um blog e uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva.

Ainda há desconfiança em relação ao marketing digital? O que diria para quem está planejando estratégias de comunicação?

Acreditem no marketing digital. Muitas pessoas (e não só os brasileiros) pensam que é uma despesa. Isso simplesmente não é verdade. Marketing digital é um investimento que traz um retorno incrível se for feito corretamente. Meu principal conselho para os brasileiros que pensam em investir nele é: sejam pacientes.

Estratégias digitais não dão resultados no curto prazo. Se alguém estiver pensando em contratar uma agência ou consultoria que prometa resultados rápidos, fuja, pois estão querendo pegar o seu dinheiro. Seja paciente com essa estratégia e trabalhe com profissionais conscientes de que o marketing digital traz resultados no longo prazo. Se fizer isso, será capaz de chegar aos resultados desejados e obter um grande retorno sobre seu investimento.

Você lançou no ano passado o livro Hustle [tumulto ou burburinho, em tradução livre]. Que conselhos você daria com relação à carreira das pessoas?

Existem muitas coisas que eu diria para pessoas que estão tentando avançar em suas carreiras. Elas precisam se movimentar rapidamente e continuar aprendendo todos os dias. A forma como trabalhamos hoje é diferente da geração passada e as coisas mudam de uma hora para outra. É preciso aprender e se adaptar às mudanças tecnológicas e às novas tendências muito rapidamente, do contrário os concorrentes irão tomar a frente.

Quando se trata de marketing online, as empresas precisam entender o público-alvo e, ao mesmo tempo, saber com certeza o que seus concorrentes estão fazendo. Há tantos fatores envolvidos no cenário globalizado de negócios de hoje, especialmente na área digital, que ficar à frente é a única maneira de realmente crescer e ter sucesso.

*Esta reportagem foi originalmente publicada na edição de número 63 da revista LIDE, em 18/08/2017.