Após cinco meses de espera, Vodafone anuncia nova CEO

Italiana Margherita Della Valle, que era CFO do grupo e ocupava a posição interinamente, foi escolhida para liderar a companhia

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Vodafone nomeou a italiana Margherita Della Valle como sua CEO, encerrando cinco meses de espera desde que a gigante britânica das telecomunicações demitiu Nick Read, em dezembro do ano passado.

Della Valle, diretora financeira da Vodafone desde 2018, lidera a empresa italiana Margherita Della Valle interinamente desde 1º de janeiro, disse o grupo em um comunicado publicado nesta quinta-feira (27).

Para encontrar o próximo líder da empresa, o presidente do conselho de administração da marca, Jean-Francois van Boxmeer, disse que fez “uma pesquisa interna e externa rigorosa”, mas que Della Valle conquistou o conselho com “seu ritmo e determinação para iniciar a necessária transformação da Vodafone”.

Continua depois da publicidade

Della Valle assume em um momento de turbulência no setor de telecomunicações. Embora o uso de dados tenha disparado e as empresas tenham investido em novas redes de fibra e 5G nos últimos anos, as receitas não aumentaram no mesmo ritmo.

Dias depois de se tornar chefe interina em 1º de janeiro, Della reorganizou o comitê executivo da empresa, nomeando um diretor comercial e rebaixando a Vodafone Espanha para seu segundo nível de mercados menores do ‘cluster da Europa’. A empresa também promoveu cortes de empregos em sua sede corporativa em Londres.

Como CFO, Della Valle supervisionou a implementação de medidas de economia de custos de bilhões de euros, bem como a divisão, listagem e venda do negócio de antena móvel da Vodafone, Vantage Towers AG.

Continua depois da publicidade

Ela tem muitos desafios pela frente. As ações da Vodafone estão próximas das mínimas em duas décadas e o grupo de telecomunicações enfrenta vendas estagnadas ou em queda em mercados-chave, incluindo seu maior, a Alemanha, onde entrou há quatro anos.

Read, o CEO anterior, propôs acordos de consolidação como uma forma de a empresa melhorar suas finanças, embora até agora a Vodafone não tenha finalizado uma fusão no Reino Unido com a Three UK da CK Hutchison Holdings Ltd, e no ano passado rejeitou uma oferta na Itália por ser muito baixa.

O preço barato das ações e rivais e ativistas assumindo participações na empresa alimentaram especulações de que a Vodafone poderia contratar um líder externo, mas ao nomear Della Valle continua uma tradição ininterrupta de nomear candidatos com experiência interna para o cargo mais alto da companhia. Read também foi CFO.

Publicidade

As ações da Vodafone subiram 1,62%, para 95,90 libras, em Londres nesta quinta-feira.

Espera-se que Della Valle apresente mais de sua estratégia nos eventos de resultados anuais da empresa em 16 de maio. Ela agora é uma das poucas executivas mulheres do índice FTSE 100, das maiores empresas da Grã-Bretanha.

“Estou satisfeito com a escolha de Margherita – uma das pessoas mais brilhantes, mais determinadas e mais experientes do setor internacionalmente”, disse o ex-CEO da Vodafone, Vittorio Colao, por telefone. Colao, que conhece Della Valle há 30 anos, trabalhou com ela na Vodafone Itália quando era uma startup chamada Omnitel.

Continua depois da publicidade

“Ela tem um estilo muito calmo, muito controlado, mas com objetivos claros. Acho que ela vai resolver os grandes problemas que a Vodafone tem imediatamente. Você está falando com um fã completo e um apoiador completo. Eu posso ser um pouco tendencioso”, disse.