Ucrânia pede apoio ‘ousado’ de aliados para defesa aérea

País sofre com ondas de ataques aéreos russos

Reuters

Militar ucraniano perto de Bakhmut 6/3/2024 Radio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS

Publicidade

A Ucrânia fez um novo apelo aos aliados nesta segunda-feira, pedindo “medidas extraordinárias e ousadas” para fornecer defesas aéreas que ajudem a conter as ondas de ataques aéreos russos que têm sido lançadas contra o sistema de energia ucraniano nas últimas semanas.

Os ataques russos com mísseis e drones têm atingido a infraestrutura de energia ucraniana desde meados de março, levando Kiev a fazer apelos cada vez mais desesperados por ajuda na defesa aérea.

“Precisamos urgentemente de mais Patriot e outros sistemas modernos de defesa aérea, armas e munição”, disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, em uma conferência de segurança do Mar Negro por meio de uma chamada de vídeo.

Continua depois da publicidade

“Aproveito esta oportunidade para mais uma vez pedir a todos os nossos parceiros que tomem medidas extraordinárias e ousadas.”

“A defesa aérea ucraniana está agora protegendo não apenas os céus ucranianos do terror aéreo russo, mas também protege os vizinhos Moldávia, Romênia e Polônia da ameaça imediata de mísseis e drones que entram em seu espaço aéreo”, acrescentou.

O ministro disse no domingo que as negociações estavam em andamento para a aquisição de mais sistemas Patriot para a Ucrânia, mas criticou o ritmo lento.