Trump colocou Musk ao telefone durante ligação com Zelensky na 4ª, diz jornal

Bilionário estava com o presidente eleito em Mar-a-Lago quando ele conversou com o presidente ucraniano

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na quarta-feira (6), o presidente eleito dos EUA Donald Trump conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante uma ligação que contou com a participação do bilionário Elon Musk. As informações são do jornal The New York Times.

Embora a conversa tenha sido descrita como positiva, não está claro se os líderes discutiram alguma mudança na política dos EUA em relação à Ucrânia após a eleição de Trump.

A participação de Musk na ligação foi confirmada ao jornal por fontes próximas à conversa, que também relataram que o tom da ligação foi cordial. Um porta-voz de Trump não comentou o conteúdo da ligação.

Durante a campanha presidencial, Trump prometeu encerrar rapidamente o conflito, uma posição que é amplamente vista como favorável à Rússia, permitindo que o país mantenha os territórios que ocupou desde a invasão da Ucrânia em 2022.

Musk, que se aproximou de Trump nos últimos meses e ofereceu apoio financeiro e logístico à sua campanha, tem sido um fornecedor vital para os esforços de guerra da Ucrânia por meio de sua rede de comunicações via satélite Starlink.

Além disso, Musk é um importante fornecedor do governo dos EUA, especialmente do Pentágono, que depende da SpaceX para lançamentos de satélites. O bilionário já manifestou interesse em colocar alguns de seus funcionários em cargos governamentais quando Trump assumir o cargo.

Continua depois da publicidade

Após Trump ser declarado como vencedor da eleição, Zelensky pediu ao presidente eleito que ajudasse a fortalecer a Ucrânia contra a agressão russa.

Em uma postagem nas redes sociais, Zelensky expressou a importância de ouvir as palavras de Trump sobre “paz através da força”. O presidente ucraniano ressaltou que a confiança e a liberdade são fundamentais para a vida em seu país, livre da agressão russa.