Publicidade
O presidente eleito dos EUA Donald Trump anunciou que sua coordenadora de campanha, Susan Summerall Wiles, servirá como sua chefe de gabinete na Casa Branca.
“Susie Wiles acabou de me ajudar a alcançar uma das maiores vitórias políticas da história americana e foi uma parte integrante das minhas campanhas bem-sucedidas de 2016 e 2020”, diz Trump em um comunicado.
Trump se referiu a Wiles como “a dama de gelo” em seu discurso de vitória nesta quarta-feira (6). Ela atua principalmente “nos bastidores”, disse o presidente eleito, mas é conhecida como uma das atrizes políticas mais temidas dos EUA.
Menos de um ano após começar a trabalhar na política, ela se juntou à campanha de Ronald Reagan, antes da eleição de 1980. Em 2010, ela transformou Rick Scott, um empresário com pouca experiência política, no governador da Flórida em apenas sete meses. Scott agora é senador dos EUA.
Wiles conheceu Trump durante as primárias republicanas de 2015 e se tornou a co-coordenadora de sua campanha na Flórida. Ele acabou vencendo o estado por 1,6% sobre Hillary Clinton em 2016.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, que também a colocou no comando de sua bem-sucedida candidatura para governador dois anos depois, descreveu Wiles como “a melhor do ramo”.