Reino Unido antecipa eleições gerais para 4 de julho

Segundo as pesquisas, o Partido Trabalhista é favorito para vencer

Equipe InfoMoney

Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak (REUTERS/Toby Melville)

Publicidade

O primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak convocou eleições gerais para o dia 4 de julho nesta quarta-feira (22).

“Hoje, mais cedo, falei com Sua Majestade o Rei para pedir a dissolução do Parlamento. O Rei atendeu a este pedido e teremos eleições gerais no dia 4 de julho”, disse Sunak em frente à residência oficial de Downing Street. Ele ocupa o cargo de primeiro-ministro desde 2022.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Continua depois da publicidade

A definição da data da eleição geral dá início a uma campanha de alto risco para o primeiro-ministro Rishi Sunak e seu Partido Conservador, no poder. Pesquisas mostram que o líder da oposição, Keir Starmer, e seu Partido Trabalhista são favoritos para vencer.

O Partido Conservador está há 14 anos no poder no Reino Unido.

“Tempos incertos exigem um plano claro e ações ousadas”, disse Sunak, citando a guerra na Ucrânia e em Gaza. “Sou guiado por fazer o que é certo para o nosso país, não o que é fácil.”

Continua depois da publicidade

Nesta manhã, o órgão oficial de estatísticas do Reino Unido divulgou que a inflação caiu a 2,3% no país em abril.

O Partido Conservador estava esperando por sinais de melhora no ambiente econômico, à medida que está atrás nas pesquisas.

“A estabilidade econômica é a base de qualquer sucesso futuro”, disse Sunak. “E devido ao nosso sacrifício coletivo e trabalho árduo, atingimos dois marcos importantes na entrega dessa estabilidade”, disse Sunak.

Continua depois da publicidade

O premiê afirmou que a economia britânica está crescendo mais rápido do que todos esperavam.

Líder da oposição, Starmer divulgou um vídeo no qual promete “servir os trabalhadores enquanto impulsionamos o nosso país, com a estabilidade económica na vanguarda de tudo o que fazemos.”