Suécia é oficialmente admitida como 32º membro da Otan

Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, lembrou que, após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da proteção concedida ao abrigo do Artigo 5 da organização

Roberto de Lira

Bandeiras dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Publicidade

Após dois anos de negociações intensas, a Suécia foi oficialmente admitida nesta quinta-feira (7) como o mais novo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com a adesão, a Otan conta agora com 32 países entre os seus membros.

“Coisas boas acontecem para aqueles que esperam”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ao aceitar os documentos de adesão do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que classificou o ato simbólico como “uma vitória da liberdade”.

Segundo comentário de Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, este é um dia histórico. “A Suécia ocupará agora o seu lugar de direito à mesa da Otan, com uma palavra a dizer na definição das políticas e decisões”, afirmou.

Planilha Gratuita

Fuja dos ativos que rendem menos com essa ferramenta gratuita

Baixe a Calculadora de Renda Fixa do InfoMoney e compare a rentabilidade dos ativos

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da proteção concedida ao abrigo do Artigo 5 da organização, “a garantia definitiva da liberdade e segurança dos Aliados”.

Stoltenberg  comentou ainda que a Suécia traz consigo forças armadas capazes e uma indústria de defesa de primeira classe. A adesão do país, segundo ele, torna a Otan mais forte, a Suécia e toda a Aliança mais seguras. “A adesão de hoje demonstra que a porta da Otan permanece aberta e que cada nação tem o direito de escolher o seu próprio caminho.”

A bandeira da Suécia será hasteada ao lado das dos outros 31 Aliados numa cerimônia na sede da Otan em Bruxelas, na segunda-feira (11) e simultaneamente nos comandos da organização na Europa e na América do Norte.

Continua depois da publicidade

Na conta da presidência dos Estados Unidos na rede X, o presidente Joe Biden também saudou  a chegada de mais um integrante na aliança.

“Hoje, tenho a honra de dar as boas-vindas à Suécia como 32º Aliado da Otan. Há 75 anos, quando criada, o presidente Truman disse que a Aliança ‘criaria um escudo contra a agressão e o medo da agressão’. Esse escudo – e a segurança transatlântica – está mais forte do que nunca”, escreveu.

Tanto a Suécia como a Finlândia entraram com pedido de adesão à aliança militar tão logo a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022. A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan no ano passado.