Otan dá início a maior exercício militar desde a Guerra Fria

Cerca de 90.000 soldados dos EUA e de outras nações aliadas da Otan devem se juntar aos exercícios "Steadfast Defender 2024"

Reuters

Bandeiras dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
Bandeiras dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O navio de desembarque Gunston Hall, da Marinha dos Estados Unidos, zarpou nesta quarta-feira, marcando o primeiro movimento do maior exercício da Otan desde a Guerra Fria, disseram autoridades. 

Cerca de 90.000 soldados dos EUA e de outras nações aliadas da Otan devem se juntar aos exercícios “Steadfast Defender 2024”, que serão realizados até maio. 

Mais de 50 navios — de porta-aviões a destróieres — participarão do exercício, assim como mais de 80 caças, helicópteros e drones, além de pelo menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria. 

Continua depois da publicidade

Os exercícios servirão de ensaio para a execução de planos regionais da Otan, os primeiros desenhados pela aliança em décadas, detalhando como responderia a um ataque russo. 

A Otan não mencionou a Rússia especificamente em seu anúncio. Mas seu principal documento estratégico identifica a Rússia como a ameaça mais direta e significativa à segurança dos membros da Otan. 

O exercício é realizado em um momento-chave, após a invasão da Rússia à Ucrânia dar início à guerra mais letal em solo europeu em mais de 70 anos. 

Continua depois da publicidade

A escala do exercício Steadfast Defender 2024 da Otan marca um “retorno irrevogável” da aliança aos esquemas da Guerra Fria, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, à agência de noticias estatal RIA em comentários publicados no domingo.

Tópicos relacionados