“Não há fim à vista” para o aumento dos gases de efeito estufa, diz agência meteorológica da ONU

O alerta surge semanas antes de líderes mundiais se reunirem em Dubai para a conferência anual da ONU sobre o clima, a COP28

Reuters

Instalação artística em praia na Inglaterra destaca mudanças climáticas no mundo (Christopher Furlong/Getty Images)

Publicidade

A concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu um recorde no ano passado, afirmou nesta quarta-feira (15) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), alertando que “não há fim à vista” para essa tendência.

O alerta surge semanas antes de líderes mundiais se reunirem em Dubai para a conferência anual da ONU sobre o clima, a COP28, que verá governos pressionando por uma maior ação climática, incluindo uma possível eliminação progressiva de combustíveis fósseis antes de 2050.

Em 2022, as concentrações médias globais de dióxido de carbono estiveram 50% acima da era pré-industrial pela primeira vez, disse a agência meteorológica da ONU.

Planilha Gratuita

Fuja dos ativos que rendem menos com essa ferramenta gratuita

Baixe a Calculadora de Renda Fixa do InfoMoney e compare a rentabilidade dos ativos

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Apesar de décadas de alertas da comunidade científica, de milhares de páginas de relatórios e de dezenas de conferências sobre o clima, ainda estamos indo na direção errada”, afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Taalas disse que concentrações mais elevadas de gases de efeito de estufa seriam acompanhadas por eventos climáticos mais extremos, incluindo calor e chuvas intensos, derretimento do gelo, níveis mais elevados do mar, calor e acidificação dos oceanos.