Kamala, Trump e aliados gastaram mais de meio bilhão de dólares em 16 dias

Entre publicidade e eventos de contato direto com eleitores as campanhas gastaram cerca de US$ 265 milhões durante esse período; outros US$ 260 milhões foram gastos por Comitês de Ação Política (PACs)

Equipe InfoMoney

Kamala Harris e Tim Walz fazem comício na Filadélfia (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)
Kamala Harris e Tim Walz fazem comício na Filadélfia (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

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As campanhas de Kamala Harris e Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos estão arrecadando e gastando como nunca. Segundo o The New York Times, usando dados da Comissão Eleitoral Federal, somando os dispêndios diretos dos candidatos com os realizados pelos Comitês de Ação Política (PACs, na sigla em inglês), foram gastos mais de meio bilhão de dólares entre os dias 1º e 16 de outubro.

Pelas contas, entre publicidade e eventos de contato direto com eleitores em vários estados-chave da eleição, as campanhas de Harris e Trump gastaram cerca de US$ 265 milhões durante esse período, enquanto o principal super PAC pró-Harris e os quatro principais super PACs pró-Trump gastaram juntos mais de US$ 260 milhões.

A campanha de Kamala gastou US$ 166 milhões durante esse período de 16 dias, quase a mesma quantia consumida em todo o mês de agosto. E US$ 130 milhões desse total foram aplicados em mídia.

Ao lado de seus comitês aliados, ela arrecadou US$ 182,6 milhões no início de outubro, de acordo com uma análise do NYT a partir de relatórios de financiamento de campanha. Ela e o presidente Biden juntos arrecadaram US$ 1,8 bilhão com o Partido Democrata.

Já Trump e seus comitês aliados arrecadaram cerca de metade do total de Harris, US$ 92,1 milhões, durante a janela de 16 dias. Ele ultrapassou o limite de US$ 1 bilhão no valor que arrecadou com o Partido Republicano desde que anunciou sua candidatura à presidência em novembro de 2022, de acordo com a análise do jornal.

O comitê principal de Trump gastou US$ 100 milhões no período de 16 dias, mais do que ele gastou em junho, julho e agosto juntos. Desse total, US$ 88 milhões foram direcionados a publicidade.

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Ele entrou na segunda quinzena de outubro com US$ 36,2 milhões em mãos. Harris tinha três vezes mais – US$ 119 milhões – deixando-a em uma posição financeira muito melhor nas últimas três semanas da eleição.