Donald Trump indica Mike Huckabee como embaixador dos EUA em Israel

Ex-governador do Arkansas é um proeminente conservador religioso; "Ele ama Israel e o povo de Israel, e, da mesma forma, o povo de Israel o ama", escreveu Trump

Bloomberg

Mike Huckabee (Bloomberg)
Mike Huckabee (Bloomberg)

Publicidade

O presidente eleito Donald Trump está nomeando o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, para ser o embaixador dos EUA em Israel.

“Ele ama Israel e o povo de Israel, e, da mesma forma, o povo de Israel o ama,” disse Trump em um comunicado na terça-feira, acrescentando que “Mike trabalhará incansavelmente para trazer a paz no Oriente Médio!”

Huckabee é um proeminente conservador religioso e sua seleção provavelmente será celebrada por esse bloco, que foi fundamental para impulsionar Trump à Casa Branca tanto em 2016 quanto na eleição da semana passada.

Se confirmado pelo Senado, Huckabee assumirá o cargo em meio à guerra em curso entre Israel e Hamas e à crescente hostilidade entre Israel e Irã. Trump afirmou que espera trazer um fim aos conflitos.

Huckabee também é pai de Sarah Huckabee Sanders, ex-secretária de imprensa da Casa Branca de Trump e atual governadora do Arkansas.

O anúncio ocorre enquanto Trump está agendado para se reunir com os republicanos da Câmara na quarta-feira, enquanto o partido aguarda a perspectiva de conquistar uma “trifeta” em Washington, com o controle de ambas as câmaras do Congresso e da Casa Branca.