Copiloto do “Milagre do Hudson” se aposenta após 30 anos de carreira

Skiles ganhou fama mundial em 2009, quando ele e o capitão Chesley “Sully” Sullenberger realizaram um pouso de emergência no rio Hudson; todos os 155 passageiros e membros da tripulação sobreviveram

Equipe InfoMoney

Foto do voo 1549 da U.S. Airways após a colisão com o rio Hudson na cidade de Nova York, Estados Unidos (Wikimedia Commons/Greg L)
Foto do voo 1549 da U.S. Airways após a colisão com o rio Hudson na cidade de Nova York, Estados Unidos (Wikimedia Commons/Greg L)

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Jeffrey Skiles, um dos pilotos responsáveis pelo “Milagre no Hudson”, quando um Airbus fez um pouso de emergência em um rio de Nova York, se aposentou oficialmente da American Airlines após 30 anos de carreira.

Seu último voo aconteceu em 17 de novembro, operando o voo AA87 da American Airlines de Londres para Chicago, a bordo de um Boeing 787-9 Dreamliner.

Jeff Skiles, co-piloto do voo 1549 da U.S. Airways (Wikimedia Commons/Susan Ruggles)

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Skiles ganhou fama mundial em 2009, quando ele e o capitão Chesley “Sully” Sullenberger realizaram com sucesso um pouso de emergência no rio Hudson, após o voo 1549 da US Airways colidir com um bando de gansos e perder a potência dos motores.

O piloto da US Airways, Capitão Chesley “Sully” Sullenberger (E), e o co-piloto Jeffrey Skiles falam na cabine de um voo da US Airways momentos antes da decolagem do Aeroporto LaGuardia no primeiro dia oficial de Sullenberger de volta à cabine em 1º de outubro de 2009, em Nova York, Nova York (Foto de Seth Wenig-Pool/Getty Images)

Todos os 155 passageiros e membros da tripulação sobreviveram ao incidente, que permanece como um dos exemplos mais extraordinários de gerenciamento de crise e trabalho em equipe na aviação. Skiles atribuiu o sucesso do pouso no Hudson à preparação e treinamento rigorosos, que permitiram o comportamento calmo e as ações rápidas durante o incidente.

Chesley Sully Sullenberger e Jeffrey Skiles participam da coletiva de imprensa “Harrison Ford EAA Young Eagles” no Aeroporto de Santa Monica em 29 de setembro de 2009, em Santa Monica, Califórnia. (Foto de Jean Baptiste Lacroix/WireImage)

Ao contrário das tradicionais celebrações de aposentadoria na aviação, o último voo de Skiles não contou com salva de canhões de água ou recepção especial no portão de desembarque. Sua celebração foi mais simples: ele apenas comprou um bilhete para sua esposa ficar ao seu lado na última aterrisagem.