Acordo de minerais entre EUA e Ucrânia é parceria e sinal à Rússia, diz Bessent

Acordo dará aos EUA acesso preferencial a novos acordos de minerais ucranianos e financiará investimentos na reconstrução da Ucrânia

Reuters

Publicidade

O acordo de minerais entre os EUA e a Ucrânia é uma parceria econômica completa que permitirá ao presidente Donald Trump negociar com a Rússia em bases mais fortes, disse nesta quinta-feira o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Assinado na quarta-feira, o acordo dará aos EUA acesso preferencial a novos acordos de minerais ucranianos e financiará investimentos na reconstrução da Ucrânia.

O acordo mostrará à “liderança russa que não há diferença entre o povo ucraniano e o povo americano, entre nossos objetivos”, disse Bessent em entrevista à Fox Business Network.

Continua depois da publicidade

“O povo americano não ganha dinheiro se os ucranianos não prosperarem. Então, agora estamos totalmente alinhados em termos econômicos. E, mais uma vez, acho que este é um sinal forte para a liderança russa e dá ao presidente Trump a capacidade de negociar com a Rússia em bases ainda mais sólidas”, afirmou.

LEIA MAIS: Kremlin: Putin está aberto a paz na Ucrânia, mas alerta contra pressa para acordo

“Esta é uma parceria econômica total. Não se trata apenas de terras raras, mas também de infraestrutura e energia. Portanto, há uma oportunidade para ambos os lados realmente ganharem”, acrescentou Bessent.

O acordo estabelece um fundo de investimento conjunto para a reconstrução da Ucrânia, enquanto Trump tenta garantir um acordo de paz na guerra de três anos entre russos e ucranianos. Ele foi assinado em Washington após meses de negociações, às vezes tensas, com a incerteza persistindo até o último momento.