MRS avalia compra do Porto do Sudeste, diz CEO da Vale

"A MRS é nossa subsidiária; onde temos participação minoritária; tem feito através da própria entidade, demonstrado interesse no Porto do Sudeste", afirmou Murilo Ferreira

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – A MRS Logística, uma empresa com participação minoritária da Vale, avalia oportunidades relacionadas ao Porto do Sudeste, da MMX (MMXM3), mineradora de Eike Batista, disse nesta quarta-feira o presidente-executivo da Vale (VALE3, VALE5), Murilo Ferreira.

“A MRS é nossa subsidiária, onde temos participação minoritária. Tem feito através da própria entidade, de seus próprios acionistas, demonstrado interesse no Porto do Sudeste”, afirmou Ferreira em entrevista a jornalistas após reunião com a presidente Dilma Rousseff.

De acordo com informação do site da MRS Logística, a Vale tem participação de pouco mais de 10 por cento na empresa.

Continua depois da publicidade

A Vale, MBR, CSN (CSNA4), Usiminas (USIM3, USIM5) e Gerdau (GGBR4) integram o grupo de acionistas que controla a MRS, segundo o site da empresa de logística.

Em meio a dificuldades financeiras do grupo EBX, a MMX informou em junho que estava avaliando “oportunidades” que incluem a venda de ações detidas pelo controlador Eike, assim como de seus ativos.

O principal atrativo da mineradora do conglomerado X é o porto.

Várias empresas estão negociando a compra de ativos da MMX, incluindo a CSN, conforme uma fonte disse à Reuters na terça-feira.

Ferreira reafirmou que a Vale não tem interesse em comprar a MMX. Ele disse também que a MRS não tem interesse em adquirir a MMX.

“Espero que seja última vez que eu digo isso: A Vale não está negociando a MMX. Ponto final”, disse Ferreira.

O controlador Eike Batista, porém, prefere vender o porto e a mina, pois as reservas de minério de ferro perdem valor sem a logística necessária para escoá-las, disse recentemente uma fonte que acompanha o grupo EBX.

Mais cedo, em São Paulo, o vice-presidente financeiro da Usiminas, Ronald Seckelmann, disse que não tinha conhecimento sobre uma eventual oferta da MRS pela MMX.