Zenit cresce mais de 100% ao ano e atinge R$ 1 bi de custódia

Sócios do escritório de investimentos exercitam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para manter a excelência no atendimento

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Em astronomia, zênite é uma linha imaginária que parte da cabeça de quem observa o céu e aponta para a parte mais alta da cúpula celeste. A ideia da mirada longínqua inspirou o nome da Zenit Invest, escritório de investimentos fundado por amigos que, através do mercado financeiro, executam o projeto das suas vidas.

“Sempre buscamos alinhar o lado profissional com satisfação pessoal. Entendemos que esse equilíbrio é essencial para o longo prazo e buscamos o ponto mais alto dessa trajetória através da Zenit”, diz Otavio Biamino, sócio-fundador do escritório de investimentos parceiro da XP.

Essa fase do negócio se expressa em um número: R$ 1 bilhão de patrimônio sob custódia. Trata-se de um marco importante para o escritório, que passou por constantes ciclos de evolução desde a sua fundação, em 2013.

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Em 2016, a Zenit se juntou à XP e, desde então, crava crescimento médio de 100% ao ano. A robustez reflete a dedicação dos sócios, que creditam o sucesso aos valores firmes do negócio e à maneira com que mantém os assessores motivados.

Excelência no atendimento

Ética, meritocracia, trabalho em equipe, empatia e prazer em trabalhar são as premissas que regem a rotina do escritório. “São os pilares da nossa cultura, que norteiam a Zenit desde 2016, quando tínhamos R$ 35 milhões de patrimônio sob custódia e decidimos fechar a parceria com a XP”, afirma Biamino.

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Em 2017, os sócios traçaram um plano de negócio que mirava em R$ 1 bilhão em patrimônio sob custódia em 2022. “Com muita dedicação, o objetivo desse plano acabou se concretizando, é extremamente gratificante chegar a essa marca”, conta Kenji Yagura, sócio-fundador. A proximidade com os clientes e a personalização do serviço se refletem no patamar elevado do NPS – métrica que mede a qualidade de atendimento, que se mantém acima de 95 pontos (em uma escala que vai até 100).

O alto nível de satisfação dos clientes reflete o treinamento e entrosamento da equipe, que soma 35 pessoas entre assessores, especialistas em renda fixa e variável, expansão, comunicação, financeiro e marketing. “Trabalhamos sério e reforçamos o nosso vínculo em happy hours e churrascos”, diz Biamino.

Nove anos de história

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A formação da carteira de clientes começou com Biamino propondo planos de investimento para familiares e amigos. Passou a cuidar também do patrimônio de Douglas Yoshimura, amigo de longa data, que dividia com Biamino o interesse por buscar oportunidades nos movimentos do mercado financeiro. Foi durante as conversas sobre a estratégia de aportes que nasceu a ideia de transformar a paixão por investimentos em um negócio que ensinasse as pessoas a investir melhor e de maneira mais otimizada.

“A partir daí, passamos a nos dedicar a um networking que focava especialmente nos nossos colegas e familiares”, diz Yoshimura.

A primeira sede do escritório foi inaugurada na Vila Leopoldina, bairro próximo à Universidade de São Paulo (USP), local onde os 3 fundadores se graduaram. Foi nesse momento que Yagura decidiu se unir ao grupo. “Sempre busquei o empreendedorismo como estilo de vida, e encontrei o espaço para isso ao lado do Douglas e Otavio. Me sinto bastante realizado por conseguir exercer uma missão pessoal através da nossa empresa”, diz.

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O ambiente descontraído de trabalho é uma importante marca do negócio, que tem como premissa entender os reais objetivos dos clientes para desenhar um plano de investimento adequado à realidade de cada cliente e família.

Crescimento planejado

O processo de transformação dos sócios – de assessores de investimento para empresários – se deu de maneira gradativa e teve como importante marco a mudança da sede do escritório para o bairro do Brooklin, com o objetivo de facilitar o acesso a todos os clientes.

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“Como não tínhamos experiência prévia no mercado financeiro, fomos entendendo as nuances do negócio à medida que crescíamos”, diz Yoshimura. “O apoio da XP foi essencial nessa construção”.

Um dos principais desafios do processo foi manter a proximidade e cumplicidade entre os colaboradores. “Por isso, optamos por um modelo real de partnership, no qual os assessores são sócios que participam ativamente das decisões e estratégias”, diz Biamino, que destaca a capacidade de adaptação como um dos pontos essenciais da jornada. “Pretendemos seguir crescendo de maneira orgânica, sem perder a nossa identidade”.

Veja mais detalhes da empresa no site.

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