Veja os planos de saúde com mais reclamações no primeiro semestre

O segmento ocupou o sexto lugar entre os mais reclamados pelos consumidores, com mais de 6.500 atendimentos registrados pela fundação

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – A Fundação Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou, nesta quinta-feira (22), o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no primeiro semestre de 2013.

O segmento ocupou o sexto lugar entre os mais reclamados pelos consumidores, com mais de 6.500 atendimentos registrados na fundação entre pedidos de orientação e queixas contra a operadora ou administradora de benefícios.

O Grupo Amil, que engloba os planos Amil, Amico, Diz e Medial, lidera entre os mais reclamados, com mais de 517 queixas entre janeiro e junho. Porém, no índice de solução, o grupo tem 75% de casos resolvidos. Neste quesito, a Universal Saúde Assistência Médica, 8ª posição, teve o pior desempenho, com 58% das soluções de problemas. Confira a lista abaixo:

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Os planos com mais reclamações no 1º semestre
Posição Fornecedores Total de reclamações Índice de solução
*Procon-SP
1 Grupo Amil (Amil, Amico, Dix e Medial) 517 75%
2 Qualicorp Administradora de Benefícios 176 69%
3 GreenLine Sistema de Saúde 141 87%
4 Unimed Paulistana Soc. Coop. de Trabalho Médico 126 75%
5 SulAmérica Companhia de Seguro Saúde 82 70%
6 Intermédica Sistema de Saúde 58  88% 
7 Somel Sociedade para Medicina Leste 51  71% 
8 Universal Saúde Assistência Médica 50  58% 
9 Bradesco Saúde 45  62% 
10 Golden Cross Assistência Internacional de Saúde 33  70% 

Principais problemas
Segundo o Procon-SP, o maior problema enfrentado pelos consumidores no primeiro semestre foi com a cobertura nos contratos de saúde, motivo de 56% das reclamações. O reajuste por alteração de faixa etária e anual, sem previsão contratual, aparece em seguida, responsável por 12%. A rescisão, não cumprimento da oferta e problemas relativos à emissão de boletos e carteirinhas tiveram, respectivamente, 11%, 8% e 2% das reclamações.

Procurada pelo Portal InfoMoney, a Golden Cross informou por meio de nota que atua de acordo com as normas determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e acrescentou que “vem trabalhando na ampliação de sua rede e no credenciamento de novos médicos e hospitais.”

A Bradesco Saúde disse que as reclamações registradas no Procon-SP correspondem a 0,003% do total de clientes da seguradora do estado de São Paulo e que “prioriza a contínua melhoria” do atendimento aos seus segurados.

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Já a Unimed Paulistana informou que está trabalhando para produzir resultados positivos e acrescentou que, em comparação ao ranking anterior, ela caiu uma posição. “Nossos números representam menos de um quarto do primeiro”, disse em nota.

Por nota, a GreenLine informou que a quantidade de reclamações do Procon correspende a 0,03% da quantidade total de seus beneficiários. “A GreenLine foi a única operadora de plano de saúde que cumpriu o plano de metas, atingindo índice superior ao acordado para solução dos casos registrados logo no primeiro atendimento.”

A Amil também considerou seu total de beneficiários, de 6,3 milhões, e se atentou ao fato de que 75% das reclamações foram finalizadas. “Trabalhamos arduamente para garantir a prestação de serviços médicos de excelência aos nossos clientes, tratando cada reclamação como um indicador de melhoria continua nos nossos processos.”

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A SulAmerica informou que o volume de reclamações foi reduzido em 17% em relação ao primeiro semestre de 2012. 

A administradora Qualicorp esclareceu que não atua como operadora de plano de saúde. “A companhia desconhece os critérios para a elaboração do ranking divulgado pelo Procon-SP, que em número absoluto representa 0,009 % do total de seus clientes, pelos quais a companhia reforça seu respeito e compromisso na resolução dos casos. A companhia mantém diversos canais de atendimento ao cliente, incluindo atendimento pessoal, telefone e e-mail, além de uma Ouvidoria, que asseguram que as demandas sejam eficientemente respondidas.”

A Intermédica não se posicionou até o fechamento desta matéria e a Universal e Somel não foram encontradas para comentar sobre o assunto.