Unimed lidera ranking dos planos de saúde com mais reclamações em agosto

No caso dos planos de médio porte, a <span style="background-color: #ffffff">LAM</span> foi a que liderou a lista

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SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta semana o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no mês de agosto de 2013. A Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico lidera a lista.

No levantamento, realizado mensalmente, a ANS projeta um Índice de Reclamações avaliando o desempenho dos planos. No oitavo mês do ano, os grupos de operadoras de grande porte ficaram com média de 1,14. A Unimed registrou desempenho de 3,64. Quanto menor o índice, significa que menos queixas foram registradas.

Veja os dez planos de saúde com maior número de queixas, segundo a ANS:

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Índice de Reclamações
Planos Índice
Fonte: ANS
Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico 3,64
Amil Assistência Médica Internacional 3,52
Green Line Sistema de Saúde 3,50
Amico Saúde 3,35
Camed Operadora de Plano de Saúde 3,08
Casa de Saúde São Bernardo 2,83
Golden Cross Assistência Internacional de Saúde 2,55
SulAmérica Companhia de Seguros Saúde 2,53
Geap Fundação de Seguridade Social 2,43
Fundação Saúde Itaú 2,38

Médio e pequeno portes
Considerando os planos de médio porte, a operadora LAM Operadora de Planos de Saúde recebeu o maior número de reclamações e ficou com 11,48 no índice, acima da média de 0,99 do grupo. Quanto às de pequeno porte, a Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico foi a pior avaliada, com média 65,55.

Procuradas pelo InfoMoney, a Golden Cross ressalta que atua de acordo com as normas determinadas pela ANS e preza pela excelência no atendimento aos associados. “Informa ainda que discorda parcialmente da metodologia utilizada para determinação do índice, na medida que o mesmo considera as reclamações que foram efetuadas diretamente na ANS sem antes ter passado pelos diversos canais de atendimento da operadora. Além disto, desconsidera as reclamações integralmente solucionadas no prazo estabelecido pela regulamentação.”

Já a Unimed Paulistana informa que todas as reclamações que são encaminhadas para a empresa têm retorno ao reclamante de 100%, porém, pelo ponto de vista do cliente, nem sempre a solicitação é atendida, isso porque os contratos assinados entre as partes baseiam-se em cláusulas previamente aprovadas pela ANS que estabelecem, como por exemplo: carência, exames e procedimentos e que nem sempre são cobertas pelo plano contratado pelo cliente, razão pela qual, o beneficiário pode mencionar que sua solicitação não foi atendida, mas não em função do descumprimento de contrato pela Unimed Paulistana.

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A SulAmérica afirma que “no mês de agosto, a ANS considerou a incorporação de duas das quatro razões sociais registradas na agência. O resultado é uma queda gradual da posição da empresa no ranking divulgado pela mesma. O índice é calculado com base na média dos últimos seis meses. Caso o cálculo considerasse a totalidade do nº de segurados neste período, o que a SulAmérica entende ser correto, a posição seria ainda mais baixa. A companhia entende que os investimentos constantes em melhoria de atendimento e serviços estarão ainda mais refletidos nos próximos índices.”  

Os demais planos de saúde não se pronunciaram sobre o assunto até o momento da publicação desta matéria.