Elon Musk diz que levará primeiro turista para órbita da Lua com a SpaceX

Em comunicado publicado no Twitter, a empresa comentou que isso representa "um grande passo para que as pessoas comuns que sonham em viajar para o espaço" consigam atingir este objetivo futuramente

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, anunciou nesta sexta-feira (14) que levará o primeiro turista ao espaço para dar uma volta ao redor da lua em seu Big Falcon Rocket (BRF), uma de suas maiores aeronaves. Ainda não se sabe quem será o turista – sua identidade será revelada somente na próxima segunda-feira (17).

Em comunicado publicado no Twitter, a empresa comentou que isso representa “um grande passo para que as pessoas comuns que sonham em viajar para o espaço” consigam atingir este objetivo futuramente.

Não se sabe também como e quando a viagem será feita. Inicialmente, os planos da empresa eram de levar duas pessoas para a viagem até o final do ano, mas, como mostrou a reportagem do site Ars Technica, é preciso considerar que a BRF ainda não foi montada e que, nos últimos anos, todos os prazos da companhia foram estendidos. Elon Musk também não explicou o porque do atraso.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa, por exemplo, pretendia levar dois aeronautas para a Estação Espacial Internacional lunar ainda neste ano, mas postergou o plano para abril de 2019.

Vale lembrar que a BRF, tal como as outras aeronaves Falcon, é feita para retornar à Terra, e o risco de não conseguir é de 1%. A BRF ainda é composta por uma “segunda aeronave”, a BFS, onde fica a tripulação da viagem.

Mesmo que não exista uma previsão de quando a viagem acontecerá, a estratégia de fechar o acordo antecipadamente faz sentido: é uma forma de a SpaceX já garantir algum retorno financeiro. Ela já tem contratos com a própria NASA e o governo americano para transportar astronautas americanos para a EEI, entre outros clientes comerciais.

Continua depois da publicidade

A notícia também coloca Musk à frente da “nova corrida espacial”: outro bilionário, Richard Branson também está tentando comercializar as viagens espaciais; em julho deste ano, ele chegou a dizer que esperava viajar em um foguete espacial da Virgin Galactic, sua empresa, até o final do ano, mas não comentou mais sobre o assunto.

Fuja da poupança, o PIOR investimento do mercado. Abra sua conta na XP Investimentos.